O Santo disfarçado de Demônio, refletindo com exemplo do Bartholomew Kuma o "Tirano" mais próximo de Deus
Anos atrás One Piece nos apresentou um personagem seu nome era Bartholomew Kuma, tudo indicava que era um homem terrível, não só por fazer parte dos Shichibukais, mas por ter o apelido de “Tirano”, mas pera aí, ele anda com uma Bíblia debaixo do braço?...
Em Thriller Bark podemos ver um pouco do poder de sua Akuma No Mi, a “fruta da patinha”, pelo nome não parece nada incrível, mas quando a vemos em ação, nota-se algo curioso, Kuma é capaz de tirar a dor dos outros e passar ela para outra pessoa, assim como ele fez com Luffy, transferindo o sofrimento que o capitão dos Chapéu de Palha para Zoro que havia aceitado o desafio mesmo que isto custasse sua vida, sofrer no lugar de alguém? Isto também me lembra algo, mas talvez seja só impressão.
E chegando próximo ao fim do período pré-time Skip enquanto Luffy e os demais protagonistas estavam prestes a dar um passo importante, Kuma apareceu em seu caminho, parecia que ali veriamos na prática o porque ele é apelidado de tirano, a cena era “horrenda”, um a um dos Chapéu de Palha estavam sendo eliminados na frente do Luffy, e ele nada podia fazer para impedir, o inimigo parecia implacável, parecia tudo perdido, a esperança estava se esvaindo… ou será que era justamente o oposto?
Na realidade eles não estavam sendo “eliminados” Kuma estava milimetricamente enviado cada um deles para um local aonde poderiam desenvolver seus dons e talentos, e se tornassem mais fortes para que tivessem melhores condições de enfrentarem o que estava por vir, na realidade, ele não era seus inimigos, e sim os estava ajudando, já que provavelmente se eles fossem naquelas condições para onde pretendiam ir, as consequências seriam terríveis e aí sim muitas mortes poderiam acontecer, e no final ele ainda ficou durante muito tempo cuidando do Thousand Sunny o Navio deles até que voltassem para finalmente utilizá-lo para se aventurarem por mares desconhecidos mais perigosos do que jamais haviam visto antes, a realidade é que por incrível que pareça, Kuma é um cristão no meio de um mundo de piratas.
“bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mt 5:11-12)
Ele na realidade era um homem muito bom, de grande coração, porém, o Governo Mundial tentava manchar sua trajetória, fazendo o mundo acreditar que ele era um Tirano, e é por isto o título, e não porque ele realmente era um Tirano de verdade, e isso na realidade acontece com muitos cristãos, tanto é que Jesus nos alertou sobre isto nas bem aventuranças, mas o curioso é o que Jesus diz depois, ao invés de ficarmos tristes, ele nos exorta a nos alegramos porque grande seria o galardão no céu daqueles que passam por isto.
Kuma era originalmente um escravo que sonhava em ser livre, e viu seu pai ser morto na sua frente, mas não deixou de sonhar, ele amava uma mulher chamada Ginny, que conheceu enquanto ainda eram escravos, porém, o destino não sorriu tanto para eles, ela foi morta por conta de pessoas que Governam este mundo, mas no final Kuma permaneceu, e ainda cuidou da filha dela, como se fosse sua, a jovem Bonney, no final a realidade é que Bartholomew Kuma foi um dos melhores pais de toda ficção, mesmo depois de tudo que passou, ele tendo esperança, e levando esta esperança para sua filha, e isto nada mais é que perseverar naquilo que acreditamos, independente das circunstâncias, assim como está escrito que aquele que perseverar até o fim será salvo, o curioso, é que Kuma esperava por um Messias também, o Nika que libertaria os escravizados pelos maus, parecido como os judeus ansiavam pelo Salvador.
A habilidade que o Kuma tem, tem um porém, a dor pode ser removida de uma pessoa, porém, é necessário que ela seja transferida para outra, e eu não sei, se vocês já ligaram os pontinhos de onde eu estou querendo chegar, mas no passado ele de bom grado removia a dor de outros e colocava nele mesmo, isto é basicamente a mesma coisa que Jesus fez, Ele não precisava sofrer, mas existia uma dívida que precisava ser paga, e no final Ele própria a pagou, sendo crucificado na Cruz por muitos que até o odiavam, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.” (Gl 3:13-14)
Por muito tempo pensou-se ser contraditório o fato de Kuma andar com uma Bíblia por aí, mas na realidade, tudo estava “predestinado” ele foi um personagem preparado pelo Oda, justamente para dentro da sua obra fazer uma alegoria cristã, por incrível que pareça, é impossível quando você vê o funcionando do poder do Kuma, e como ele foi não associá-lo a Jesus e seus ensinamentos mencionados na Bíblia, mas prosseguindo, no final Bartholomew Kuma abriu mão da sua própria vida e liberdade, por amor a sua filha adotiva, e eu não gosto de separar filhos adotivos de filhos de sangue, mas o fato dela ser “adotiva” é muito importante aqui, porque mais uma vez ecoa Cristo, porque no final Deus também nos adotou como filho, mas no caso do personagem que estamos analisando o que aconteceu foi, ele se tornou um “Pacifista” por amor a sua filha, para salvá-la de sofrer bastante, e apesar do nome Pacifista não é uma coisa boa em One Piece.
No caso isto que ele se tornou é quase como um “robô” perdendo pouco a pouco sua própria vontade e liberdade, para se tornar um escravo dos seus inimigos, por amor a sua filha ele abriu mão do seu maior sonho que era Liberdade, e no final das contas ninguém tem maior amor do que este como bem escreveu o Apóstolo João, mesmo sendo alguém que sofreu tanto, o Amor deste homem não se apagou, e continuou lutando até o fim para tentar proteger e salvar aqueles que amava, mesmo que isto custasse tudo para ele, porque no final, este é o Ágape, que coloca o bem estar dos outros acima dos nossos próprios em diversos momentos, assim como foi com Jesus, que optou por sofrer e ser humilhado em nosso lugar.
No final das contas era como se Kuma fosse um “Santo disfarçado de demônio”, apesar da fama, apesar do que aparentava ele foi um grande homem, e sua trajetória se encerra de uma maneira triste, mas bela, em Egghead alguém se dirigia para um local aonde um grande embate estava acontecendo, e era simplesmente Bartholomew Kuma, mas naquele momento ele meio que já tinha perdido completamente sua própria vontade, sendo um escravo do Governo que o programou a obedecê-los como um robô, mas neste momento o Amor superou a lógica, mesmo que como uma máquina ele tenha sido programado a obedecer, seu corpo se moveu por Amor, para proteger sua filha amada, enfrentando Saturn um dos inimigos mais poderosos que a obra tinha apresentado até aquele momento, desferindo um soco extremamente poderoso, não só poderoso pelo poder dele em si, mas porque foi com o intuito de proteger quem ele amava, e assim mesmo que por um breve momento ele continuou lutando, não por motivos egoístas, mas por algo muito superior.
“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e o juízo nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e o juízo se manifesta torcido.”
(Habacuque 1:2-4)
Muitos clamam como o Profeta Habacuque, questionando “Aonde está Deus?” Não está ouvindo nosso clamor? Não está vendo a maldade no mundo? Toda a destruição e sofrimento ao nosso redor? Mas estar com Cristo não é garantia alguma de uma vida fácil, sendo que na prática nem Jesus teve uma vida fácil, se você é “Cristão” somente nos momentos de tranquilidade, então na verdade você é um farsante, a fidelidade permanece igual independente das circunstâncias e do mundo ao nosso redor, e este é o grande exemplo de Kuma, a criança órfão que sonhava em ser livre, mas que no final lutou e sacrificou tudo por Amor, e assim ele era um paradoxo, não era o lobo em pele de cordeiro, era o inverso, um cordeiro em pele de lobo, ou como mencionei “Um Santo disfarçado de Diabo” e assim aquele conhecido como Tirano era um dos homens mais parecidos com Cristo dentro de One Piece, e assim o é no mundo real, tem homens e mulheres que recebem adjetivos terríveis do mundo, e ironicamente estas pessoas estão mais perto de Deus do que muitos, e no final das contas o próprio Profeta Habacuque entendeu finalmente, o que muitos demoram tanto tempo para entender, e assim faz uma das confissões de fé mais bonitas da Bíblia.
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”
(Habacuque 3:17-19)
Ele compreendeu o que Kuma compreendeu, que ainda que as coisas não corram como planejamos ou esperamos, ainda devemos esperar e confiar no SENHOR, a sua Alegria e a sua fidelidade não deve estar baseada nas coisas temporais e no mundo ao seu redor, e sim no próprio Deus que é Eterno e imutável, o Deus que prometeu como Jesus disse “É grande vosso galardão nos céus…” para aqueles que são perseguidos e sofrem injustamente, a vida de João Batista poucos queriam ter, mas ir para o céu como ele foi muitos queriam, muitos só queriam a parte boa, ignorando a parte pesada da labuta, mas muitas vezes seguir a Cristo vai custar muito, ou até mesmo tudo, e é por isto que está escrito “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele.” (Fp 3:8)
No final das contas não existe um preço caro demais para se pagar para seguir Jesus, por isto é possível considerar “tudo como perda”, porque não existe nenhuma oferta que o Mundo possa te oferecer que vale a pena vender o Mestre, entretanto muitos assim como Judas o vendem por muito pouco, enquanto isto, Kuma abriu mão do que sonhava, de sua própria liberdade, de sua mente, por Amor a uma filha que nem era do seu próprio sangue, mas o amava mais que muitos pais amam seus filhos, e no final das contas, o ápice do ensinamento de Jesus Cristo é o Amor, porque está escrito “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13:35) Não somente o Apóstolo Paulo disse que o maior Dom é o Amor, mas Jesus nos ensina que não é por curar os outros, por falar em línguas, ou qualquer outro tipo de feito milagroso que seríamos reconhecidos como seus discípulos e simplesmente por amarmos uns aos outros, e não é à toa que os principais mandamentos se resumem ao Amor, mas não é um amor falso como muitos amam, como aqueles que honram a Deus com os lábios mas seu coração está longe d’Ele, mas sim um Amor genuíno, que ama ardentemente o seu próximo, assim como Pedro nos exorta também “Purificando as vossas almas na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro…” (1 Pe 1:22) Um Amor tão intenso e poderoso que é capaz até mesmo de amar quem não merece ou nossos próprios inimigos ou algozes, como Estevão amou aqueles judeus que o apedrejaram até a morte, se não tivermos Amor nós nada seríamos assim como bem disse o Apóstolo Paulo inspirado por Deus.
Existe um termo que alguns usam chamado de “A graça da Garça”, que nada mais é, estar em um mundo sujo e não se sujar, Jesus andava com pecadores, comia e bebia com eles, mas não se rendia a eles, Satanás tentou fazê-lo se prostrar, mas Ele permaneceu de pé, e assim deve ser, independente do que acontece no mundo lá fora, seja num dia de Sol, seja na Tempestade, a fidelidade e confiança em Deus deve permanecer a mesma, e sobre tudo o Amor não deve esfriar, mesmo que o mundo te machuque, não tente fazer com que eles conheçam a dor, pelo contrário, continue amando, sim, Ame o máximo que conseguir, que no final pode ter certeza, valerá a pena, mesmo que isto custe a sua própria vida, porque no final das contas quem ama a sua vida a perderá (Jo 12:25), mas ao mesmo tempo de certa forma aqueles que abrem mão de sua própria vida em prol de Cristo e dos outros, estes viverão mais do que muitos outros, porque estão juntando um tesouro não aqui neste mundo, sobre os quais está escrito “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt 6:20) E no final das contas o “galardão” nada mais é que isto, são pessoas que estão dispostas a abrir de grandes coisas neste mundo, por coisas que importam muito mais, seja aqui, como seus entes queridos, seja no mundo por vir, como a eternidade com Jesus Cristo e uma quantidade incontável de “filhos adotivos” pelo sangue do Cordeiro, que tomou a culpa e a dor em nosso lugar.
Comentários
Postar um comentário