Pular para o conteúdo principal

SGC #22 - Não é nada disto do que você está pensando

Este personagem foi escolhido pelo fato de ser o mais poderoso do anime Dragonball... quer dizer, na verdade não é isto.., ele foi escolhido por um motivo simples mas do qual podemos tirar uma lição relevante, seu nome é Mr. Satan.

Muitos pais no passado foram à loucura quando viram seus filhos assistindo determinado episódio de Dragonball Z aonde a multidão gritava “Satan, Satan, Satan..”, obviamente com este nome as coisas podem ser facilmente interpretadas de maneira errada, no final de contas ele é um personagem que não tem nada a ver com Satanás a não ser talvez o fato dele ser um grande mentiroso, mas seu nome não tem relação alguma com Satanás, na verdade o criador do anime tentou fazer um um anagrama (inverter a ordem das letras de uma palavra a fim de formar uma nova palavra) com a palavra Santa que se refere ao Nome Santa Claus que traduzido seria Papai Noel, só que parece que os resultados foram bem inesperados, por conta de sua cultura Akira Toriyama (criador do anime) não fazia a mínima ideia do que isto significava no ocidente e da confusão que isto poderia gerar, por fim alguns países chegaram ao ponto de alterarem o nome do personagem como por exemplo nos Estados Unidos que trocaram para Hercule, porém, aqui no Brasil continuou sendo Mr. Satan causando uma confusão considerável principalmente entre alguns pais cristãos e seus filhos, que chegaram ao ponto de proibirem que as crianças continuassem assistindo o anime.

A preciosa lição que quero trazer através deste texto é “não julguem precipitadamente, nem tudo é o que parece ser”, certamente muitos se ouvissem de um tal personagem chamado de “Mr. Satan” com certeza esperariam algo bem diabólico mas na verdade ela está longe de ser um demônio, certamente é um pecador, mas assim como qualquer um de nós, ele não representa o diabo nem nada do tipo, existe um personagem real que gostaria de fazer menção neste texto também, na História da Igreja houve um grande herege chamado Ário que negava a divindade de Cristo e ele foi confrontado por homens notáveis como Atanásio de Alexandria ou São Nicolau (o Santo que acabou gerando a mitologia do Papai Noel), mas entre vários nomes que confrontaram este herege estava um que pode-se dizer que era um tanto quanto “peculiar”, seu nome era Lúcifer, mais um exemplo de alguém que facilmente seria erroneamente julgado por causa de seu nome, ou então seus seguidores que passaram a ser chamados de “luciferianos”, muitos crentes facilmente iriam pensar que eles fossem seguidores do diabo mas neste caso eles não tem relação nenhuma com Satanás, eram apenas crentes ortodoxos que lutaram contra uma grande heresia, e o Lúcifer acredite acabou até mesmo se tornando um Santo Católico “São Lúcifer de Cagliari”, apesar do preconceito é um nome até bonito que significa “Estrela da Manhã”, mas enfim o que quero mostrar é que às vezes por conta de um pré-julgamento podemos interpretar algo ou alguém de uma maneira totalmente equivocada, e este tipo de julgamento precipitado deve ser evitado por nós cristãos.

Muitos se pudessem checar minhas pesquisas para realizar este texto facilmente iria pensar algo errado quando visse “Mr. Satan, Lúcifer, Luciferianos e afins” no histórico de pesquisas, porém, quero abrir os olhos de vocês caso pratiquem este tipo de julgamento precipitado, analisem e chequem para saber se aquilo é o que realmente parece ou não, acredite por exemplo Dragonball é um ótimo anime e muitos pais proibiram seus filhos de assisti-lo como se fosse um invenção do diabo por causa de um simples nome que na realidade não significa o que eles esperavam, estas falsas interpretações podem acabar criando problemas e dores de cabeça desnecessárias.

Tome cuidado com quem você chama de “endemoniado” ou algo do tipo, talvez acabe caindo no mesmo erro de Eli que pensou que Ana estivesse embriagada quando na verdade ela simplesmente estava orando em seu coração, movia os lábios mas não saia palavra audível alguma, aquela mulher que nada estava fazendo além de derramar sua alma perante o SENHOR foi má interpretada por aquele sacerdote, assim muitos hoje em dia também fazem, saibam que nossos olhos são enganosos enxergando as coisas de maneira distorcida além disto não somos capazes de ver as “almas” das pessoas e enxergá-las da mesma maneira que Deus as enxerga e assim é necessário um cuidado antes de sair julgando algo ou alguém de maneira precipitada.

Conhecem a Cruz de São Pedro?, este é mais um exemplo claro de como algo pode ser mal interpretado, obviamente isto teve um auxílio da terrível Teologia propagada pela série Supernatural, muitos pensam que a Cruz virada de cabeça para baixo tem algo haver com o Satanismo ou algo do tipo, mas não é nada disso que eles estão pensando!, ela é um símbolo que ficou conhecido por ser a Cruz de São Pedro e representa na verdade humildade, segundo a História o Apóstolo Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo pois não se sentia digno de morrer da mesma forma que seu mestre Jesus (alguns Satanistas modernos até tentam distorcer e alterar o significado dela, mas não podem alterar o que ela significa realmente para nós cristãos), enfim não são poucos os casos em que um pré julgamento pode nos levar a ter uma percepção totalmente equivocado de algo ou alguém, precisamos ter cuidado com isto ou como o Apóstolo João escreveu “Não Julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (Jo 7:24), não devemos julgar apenas por aquilo que estamos vendo e sim segundo a “reta justiça”, de uma maneira correta segundo a palavra de Deus e tentando analisar os fatos como eles realmente são e não segundo meras impressões ou distorções da verdade, uma das coisas que eu tenho certeza é, você com certeza não gostaria de ser julgado de maneira errada por alguém, que alguém pensasse que você fosse algo que não tem nada a ver com o que você realmente é, talvez até mesmo chegasse ao ponto de pensarem que você um servo de Cristo fosse na verdade um seguidor de Satanás como muitos erroneamente pensam do Bispo Lúcifer e dos luciferianos seus seguidores, tenho certeza que você não iria gostar, por isto se não gostaria que fizessem isto com você porque então você faria isto com os outros?, esteja sempre atento e tome cuidado ao julgar algo ou alguém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...