Nem sempre algo não ser sua obrigação ou função, quer dizer que você não deva fazer aquilo, refletindo com exemplo de Albafica de Peixes
Em Cavaleiros do Zodíaco o Santuário de Atena é dividido em 12 Casas, que representam cada uma um dos signos do do Zodíaco, elas ficam na ordem sequencial, e por conta dos poderes de Atena inimigos não podem pular etapas, é necessário passar casa por casa, e assim a última casa é a de Peixes, aonde na Saga Clássica Seiya e Shun encontraram Afrodite, porém, em Lost Canvas as coisas correram um pouco fora de ordem por assim dizer, e isto pode servir para nos ensinar uma preciosa lição.
A Guerra Santa está acontecendo em Lost Canvas e Minos de Griffon um dos 3 Juízes do exército de Hades, no caso, um dos 3 Guerreiros mais poderosos do exército inimigo de Atena estava indo invadir o Santuário junto de diversos outros espectros, o que era presumido? Iriam “começar do começo”, e o primeiro adversário seria Shion de Áries, porém, não é isto que ocorre quando estes chegavam lá, na realidade quem os esperava era Albafica de Peixes, aquele que deveria defender a última das 12 casas, mas estava antes mesmo da primeira. Acontece que antes da Primeira Casa, existia um vilarejo, ou seja, para chegar na Casa de Áries era necessário primeiro passar por este local, só que digamos que muito provavelmente os Soldados de Hades não seriam gentis com aqueles civis, e por se importar com eles, simplesmente o Cavaleiro de Ouro que deveria defender a última casa “fugiu da sua função”, mas não no sentido covarde, ele foi para a vanguarda, a linha frente da Guerra e ali pôs um “Mar de Rosas” fatais diante de si enquanto aguardava os adversários chegarem.
No caminho Minos e seus homens derrotam Cavaleiros de Prata como se fossem “insetos” mostraram quão poderoso eles eram, e o poder de Minos é terrível, ele controla as pessoas como se fossem marionetes com fios invisíveis, então por mais que eles lutassem bravamente contra os espectros, eles não tinham a mínima chance de impedir que estes chegassem à primeira casa, e consequentemente antes disto devastasse uma vila inocente, mas então dois espectros zombam das rosas que estavam no seu caminho pisando nelas, para só então perceber quão fatal isto foi, poucos instantes depois, os dois caem mortos, porque, Rosas apesar de Belas tem espinhos, e estas aqui, elas têm também Veneno, um Veneno mortal, elas são tão poderosas que um dos espectros alerta Minos a não avançar por enquanto, porque mesmo ele sendo um dos 3 Juízes, não seria páreo para a fragrância fatal daquelas rosas.
Se não fosse a presença deste homem, no caso Niobe de Deep, um espectro que não era subordinado de Minos e sim de Radamanthys, e que foi junto dos soldados do Juíz que avançava contra o Santuário sem que este mesmo soubesse, é que sua vida foi salva, porque infelizmente as técnicas de Niobe também lidam com este tipo de coisa, aí conseguiu anular aquela fragrância mortal posteriormente, senão ali, os Espectros seriam derrotados facilmente, isto fica perceptível porque mesmo com dois morrendo, e com a explicação de Niobe em seguida, outros espectros avançam em direção a Albafica, pensando que bastava evitar os espinhos, para não serem mortos, porque senão não faria sentido o Cavaleiro estar ali de pé e bem diante deste “Mar Mortal”, mas os 4 são facilmente derrotados.
Acontece que na realidade Albafica não é um “Homem Comum”, nem mesmo entre os Cavaleiros de Ouro, ele é a literal representação daquelas rosas, tem aparência bela, mas é fatal, acontece que por conviver tanto com essas rosas mortais, o próprio sangue de Albafica se tornou venenoso e mortal, e esta questão infelizmente fez com que o Cavaleiro vivesse uma vida mais reclusa, com o receio de acabar machucando mesmo que não intencionalmente alguém inocente, mas logo explico isto melhor, como mencionei Niobe conseguiu se livrar do Mar de Rosas venenosas, e agora a principal defesa de Albafica e do Vilarejo havia sido desfeita, e o pior estava fazendo com que uma névoa venenosa fosse em direção ao Vilarejo.
Ali as pessoas ficaram receosas vendo aquilo no céu, alguns pensavam que os Cavaleiros de Atena iriam fazer algo, mas ao mesmo tempo, outros se questionavam iriam menos, já que o foco é proteger Atena, e nisto era bem provável que eles fossem deixado de lados e abandonados no processo, mas não era assim que as coisas aconteceriam, e tinha uma menina ali que sabia bem disto, Albafica simplesmente toma para si toda a névoa venenosa que Niobe criou, mostrando que a fragrância venenosa daquela adversário era insignificante diante dele, poderia até ter matado facilmente outros cavaleiros de Ouro, mas não ele, não Albafica, porque como mencionei, o sangue deste cavaleiro é quase como feito de veneno, e aqui é um ponto interessante, ali ele foi o Cavaleiro Certo no momento Certo, porque esta técnica de Niobe é fatal, e poderia ter pego e matado desprevenidamente até mesmo um poderoso Cavaleiro de Ouro, assim como ocorre na Saga Clássica, quando mesmo sendo poderoso infelizmente Aldebaran não teve a mínima chance de resistir, justamente contra o mesmo Espectro, então aqui, Albafica muito provavelmente salvou a vida de algum, ou vários Cavaleiros de Atena, porque o Veneno é uma arma traiçoeira e fatal.
Mas sem o mar de rosas era chegado o momento do grande Embate, Albafica de Peixes contra Minos de Griffon, e como mencionei Minos consegue controlar os outros, e nisto ele paralisa o Cavaleiro de Ouro, enquanto os demais espectros avançam, e o inimigo é ardiloso, ele percebeu que foi proposital o Cavaleiro ter absorvido todo o Veneno produzido por Niobe, que era para não chegar no Vilarejo que ficava no começo do Santuário, e ali ordena aos seus homens “Matem todos os habitantes do vilarejo agora!”, e nisto os espectros prosseguem, então Albafica não consegue ir atrás dos mesmos, mas aquele homem não se prostraria fácil diante do inimigo, sendo capaz de quebrar até mesmo o próprio braço para não se render e continuar lutando.
E acontece que o “seguro morreu de velho”, agir com cautela ou ter um plano de contingência é muito útil e importante, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter, acontece que Albafica deixou uma armadilha extra, todos os espectros que foram adiante foram exterminados por essa armadilha, e ainda Minos era o último inimigo à ser derrotado, apesar que de certa forma muito mais Poderoso e terrível que todos os outros que haviam caído até então, e infelizmente, o Juiz acaba vencendo e avança para o Vilarejo e começa a destruí-lo, mas ali tinha uma garota que pensava “O Senhor Albafica virá me salvar, eu tenho certeza disto, ele prometeu… Ele virá até aqui! Eu sei que ele virá!”
Esta garota é aquela com quem nos é apresentado a história que mencionei, o pai explica a ela a razão de Albafica se isolar, que era simplesmente o medo de machucar alguém inocente, e como a menina disse “Eu descobri que ele é forte, e muito generoso, eu só gostaria de poder mostrar agradecimento e respeito nem que seja só um pouco”, ela percebeu que apesar da frieza, apesar do sangue venenoso, Albafica era um bom homem, de grande coração, que apesar de tudo, continuou lutando pelo que era certo, mesmo que muitas vezes fizesse isso sozinho, e assim, estamos num momento complicado, Minos encontra a garota, e percebe ela carregando uma rosa, e mais uma vez o Juiz mostra que consegue ligar os pontinhos, e e mesmo sem falarem, nota que ela tem uma ligação com Albafica, e resolve tentar exterminá-la ali mesmo.
Quando o golpe fatal se dirige a garota, uma capa branca de alguém com armadura dourada surge, ela pensou que era Albafica, mas na realidade era Shion de Áries aquele que defende a primeira casa do Zodíaco, parecia que Albafica realmente não retornaria, mas ali, Minos já tinha perdido a paciência, na luta contra Peixes ele não lutou para matar logo de cara, contra Shion ele não queria perder mais tempo e já prossegue para tentar eliminar o dourado rapidamente, mas então, alguém corta os fios invisíveis, e uma rosa aparece novamente, e ali estava ele mais uma vez, Albafica de Peixes para continuar lutando, mesmo que muito ferido e ensanguentado, com ossos quebrados, ele queria continuar lutando.
“Não vejo motivos para enfrentar alguém que está morrer Minos, você já reparou o que está no seu peito?”
Albafica cai em combate, e então Minos se prepara para avançar e enfrentar Shion, mas ouve estas palavras do outro Dourado, no final Albafica usou o próprio sangue para lançar um ataque fatal que derrotaria o poderoso espectro, e assim, Albafica impediu que todos os espectros que estavam tentando invadir o Santuário tivessem sucesso em chegar sequer na primeira casa, apesar que isto custou a vida do Cavaleiro de Peixes, um Homem que mostrou que era bonito não só de aparência, mas também de coração, e assim temos o último discurso do defensor da última casa “Eu sempre vivi junto dessas rosas venenosas, mas esta è a primeira vez na minha vida que as achei belas…” fazendo com que o Cavaleiro da última casa, fosse o primeiro a tombar em combate na Guerra Santa de Lost Canvas, mas aí você pode perguntar, o que é que podemos aprender com isto tudo?
Muitos de nós temos nossas obrigações, e funções nos mais variados âmbitos da vida, seja no meio secular, seja no meio religioso, seja em questão familiar e nisto, muitas pessoas ficam presas somente a isto, pense o seguinte, a função de Albafica é defender a última casa do Santuário, a barreira final contra invasores, porém, ao invés de ser como o servo inútil que fez apenas que foi pedido a ele, como menciona o Médico Lucas quando escreveu as palavras de Jesus “Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever” (Lc 17:10) O Cavaleiro não se resumiu a fazer somente o que era sua obrigação, ele não fez como aquela clássica frase do Homem Aranha “E quem disse que isto é problema meu?”
Terão momentos que realmente não é sua função fazer aquilo, mas isto não quer dizer que você não possa fazer, ou ao menos tentar fazer, porque em muitas situações o que deve ser analisado não é se é sua obrigação ou não, e sim, as possíveis consequências, o que Albafica levou em consideração, não era somente a missão que recebeu de Atena, de proteger a última das 12 casas, mas que antes da primeira casa tinha um Vilarejo que quem fosse tentar invadir o Santuário, antes de sequer chegar na primeira casa, teria que passar por ali, e como mencionei, estes adversários não seriam nada gentis com aquelas pessoas, este era o custo e o risco que ele não queria assumir, e assim ele se moveu para fora de seu posto, não para fugir, e sim para lutar na linha de frente e proteger ainda mais vidas.
No final das contas isto salvou muitas vidas, primeiro por conta da Niobe, a técnica de Niobe é quase como aquilo que as pessoas ao analisarem batalhas chamam de “Hax”, é algo “apelão”, não importa se você é forte, se você não tiver resistência ou imunidade ao veneno, ao receber a fragrância dele você irá morrer, foi isto que aconteceu com Aldebaran de Touro na Saga Clássica, o exato mesmo espectro matou ele com esta fragrância, porque apesar de muito forte fisicamente, o Cavaleiro não era imune a veneno, apesar que ali ele apesar de ter morrido, conseguiu derrotar junto seu adversário, mas o que quero dizer é, num ataque furtivo, esse tipo de técnica pode fazer muitas vítimas, até mesmo vítimas extremamente poderosas, e assim só de eliminá-lo com certeza Albafica já acabou salvando a vida de alguém, e como o mesmo estava tentando fazer um névoa venenosa ir para o vilarejo, meio que ali ele já salvou todas aquelas pessoas, porque essa névoa exterminaria todos aqueles civis.
E este um sentimento mais belo, do que a aparência daquele Cavaleiro, não era sua obrigação, mas ele não estava disposto a arcar com as consequências de não agir, e isto aqui muitas vezes nada mais é que o Ágape entrando em ação, o Amor que está disposto a se sacrificar pelo bem dos outros, assim como não era obrigação de Jesus descer do céu e pagar uma dívida que nem era d’Ele, mas ainda sim, optou por fazer, e assim ás vezes devemos nós também, porém, não é o que muita gente faz, eles vão somente até onde tem alguma obrigação específica, passando disse entra o clichê “E quem disse que isto é problema meu?”, é como se chegasse alguém num Hospital Particular com risco de morrer, necessitando de ajuda rápido, mas esqueceu a carteira e o Hospital falar “Infelizmente não há nada que possamos fazer, como ele não nos pagou não temos nenhuma obrigação com o mesmo.
Ou então um Enfermeiro ou Médico vê alguém nessa situação chegando e pensa “putz, já deu meu horário de almoço, prioridades né, vou ali comer, os outros que resolvam esse problema”, enquanto tem situações que não por impaciência, mas simplesmente por necessidade, necessitam de ação imediata e rápida, porque qualquer segundo pode custar caro, “Aonde estão aqueles que irão resolver este problema?” nem sempre é a pergunta, ás vezes é “SENHOR se for da tua vontade que eu seja bem sucedido em lidar com isto”, o Ágape é sobre prestar atenção nos detalhes, como o Samaritano prestou no homem necessitado no meio do caminho, e mesmo não tendo a obrigação legal de ajudá-lo, ele pouco ligou para isto, simplesmente ajudou e isto colocava a própria vida dele em risco, porque poderia ser que os bandidos voltassem e atacassem ele também.
Muitos pensarão no risco de agir, mas outros tentam ver as coisas de uma maneira mais complexa e profunda, e pensam no risco de não agir, e no segundo caso, o peso muitas vezes dói, dói demais, pensar “E se eu tivesse feito isto…” vendo que algo por ninguém ter agido deu muito errado, imagine Albafica vivo e bem, mas andando ali pelos escombros da cidade destruída, todas aquelas pessoas, incluindo aquela jovem menina que acreditava nele, foram mortos, porque no final ele optou por fazer só aquilo que lhe havia sido ordenado e defendido a última das 12 casas, mas no final ele morreu, mas morreu vendo a verdadeira beleza da vida, houveram certos danos, mas no final triunfou em derrotar todos os espectros que tentaram avançar por ali, até mesmo um quase invencível que era Minos, do jeito que o Juiz foi com sede de sangue para enfrentar Shion, era possível que simplesmente eliminasse o dourado rapidamente, porque um dos maiores erros dos vilões na ficção é brincar ou enrolar com seus adversários, isto dá tempo do herói reagir e bolar um plano, mas ali o vilão já tinha perdido a paciência e partiu para a matança.
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tg 4:17)
E a grande conexão final que podemos tirar é através dos ensinos de Tiago, a questão é a seguinte, não é porque não é sua obrigação, ou não é porque exista um mandamento ou lei falando diretamente que você precisa fazer aquilo, que você estará agindo corretamente em não fazer, a realidade é que a omissão de socorro ou o fato de não fazer o bem quando este pode ser feito, na realidade é também um pecado, tinham muitos judeus cegos neste sentido, como era o caso do Sacerdote e do Levita que passaram pelo homem machucado no meio do caminho deixado para morrer, eles poderiam estar indo para um compromisso religioso, mas sem perceber, pensando estar se aproximando de Deus estavam se afastando do mesmo, porque ignoraram o próximo no meio do caminho, assim é com muitos de nós, eles poderiam pensar “E quem disse que isto é problema meu?” mas no final, isto é basicamente não fazer a mínima ideia de quem Deus é.
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
(Filipenses 2:4)
Ao agir ou deixar de agir pense também no custo que isto pode ter, para não se tornar reprovável, porque ás vezes achando que está fazendo o certo, fazendo somente o que te foi incumbido ou ordenado, você pode estar cometendo um erro e pecados terríveis, ignorando detalhes muito importantes da vida, e a vida às vezes é assim, uma “bela tragédia”, Albafica viveu a vida rodeado de rosas bonitas, mas só percebeu a real beleza delas durante a sua morte, na vida tem tanto mais do que os olhos humanos desatentos enxergam, nem tudo é tão simples quanto parece, e assim, muitos na correria do dia a dia perdem detalhes tão importantes ou até mesmo essenciais, é quase como se dissessem em alguns casos como “Jesus eu não tenho tempo para ir te ajudar aí agora, eu to com muita pressa indo correndo para o culto para te adorar, estou até mesmo escalado para realizar uma função importante lá na Igreja hoje”, uma contradição tão triste, mas que apesar de parecer bizarra, acontece muito, acontece quase que diariamente, no final das contas um Homem que tinha literalmente sangue correndo em suas veias, entendeu mais sobre o Amor ao próximo do que muitos que se dizem cristãos.

Comentários
Postar um comentário