Pular para o conteúdo principal

Não é porque você foi esquecido pelos outros que você não seja importante, refletindo com o exemplo do Androide 17


Lápis foi ao lado de sua irmã Lazuli o responsável pela devastação do mundo e morte de uma quantidade incontável de pessoas, inclusive os amados guerreiros Z, foi nas mãos deles que temos uma das cenas mais tristes da obra com Mirai Gohan caindo em combate depois de ter se tornado quase como a última esperança da Terra, você provavelmente conhece Lápis por outro nome, o nome de Androide 17.


No na linha do tempo alternativa, que para nós é a principal, aonde Mirai Trunks viaja no tempo para salvar a vida do protagonista com um remédio, algumas coisas mudaram, apareceram alguns androides que no futuro não foram vistos, porém, os irmãos androides ainda estavam presentes, e pareciam ser tão impiedosos quanto suas versões do futuro do Trunks, sim, era diferente por exemplo do Androide 16, que parecia de alguma forma ter bondade dentro de si mesmo, muito parecido com o Androide 8 na Saga Clássica.


No final das contas nesta linha do tempo os Guerreiros Z triunfam, mas nem Androide 17 nem a Androide 18 são destruídos aqui, quanto a 18 nós sabemos muito bem o que houve com ela, se tornou a esposa de um dos melhores amigos do protagonista e nós voltamos a vê-la bem cedo até, mas quando ao 17 o paradeiro dele foi um tanto quanto misterioso em boa parte do tempo, e assim o tempo passou, ele ainda estava ali no Planeta Terra mesmo que muitos não fizessem ideia, até que em Dragon Ball Super iria acontecer um grande torneio, o Torneio do Poder, o maior de todos da história do anime e agora era necessário reunir 10 Guerreiros poderosos para tentar proteger o Universo.


E assim surgiu a ideia de convidar Lápis para se tornar um dos 10 Guerreiros do Universo 7, e assim o fizeram, fato curioso, é que ele havia se casado também, tendo esposa e até filhos apesar disto não ser mostrado diretamente, mas tem um detalhe interessante, ele se tornou um Guarda-Florestal, por acaso não se lembram de alguém fazendo um pedido a Gohan?


“Gohan… Proteja os seres vivos e as plantas deste mundo… que eu tanto amei… conto com você.”


Estas foram as últimas palavras do Androide 16 antes de ser destruído, e como infelizmente ao contrário do 17 e da 18 ele era integralmente um robô, não foi possível revivê-lo ou restaurá-lo de alguma forma, mas alguém levou o desejo de seu amigo adiante, e assim o 17 se tornou alguém que protegeria os seres vivos deste mundo que seu amigo tanto amou, e fato curioso é que ele tem “filhos adotivos” também, porém, estes mostrados apenas no mangá, ele passou a cuidar de alguém que muitos nem imaginam, tem um detalhe que muitos não se atentaram, lembram que o Cell tinha um fator regenerativo absurdo? Sobrevivendo a algo que parecia fatal? Então, os Cell Jr. também.


Acontece que aqueles Cell Jr. que muitos pensaram ter morrido com os ataques do Gohan, na realidade se recuperaram e sobreviveram e agora eles vivem no mesmo lugar que o Androide 17, mas também vivendo pacificamente e em harmonia sem causar nenhum problema, mas prosseguindo, para convencer Lápis a participar uma proposta foi feita, um Cruzeiro de Luxo para ele viajar com sua família e também um Barco que serviria para patrulhar a Ilha que ele cuidava, além disto, Goku garantiu que aquele local não ficaria desprotegido em sua ausência enviando Goten e Trunks para cuidar de lá, e assim ele foi mais tranquilo para o Torneio.


O Embate entre vários universos começava, a luta era pesada, um a um diversos lutadores poderosos foram caindo, e acaba que o Androide 17 fez algo “engraçado” para não dizer o mínimo, algo que muita gente no mundo real já pensou, ele foi lá e fez, tinham inimigos que precisavam se transformar para ficar mais fortes, ele simplesmente resolveu atacar e derrotar no meio da transformação, não ficou parado assistindo, não é ponto mais importante do texto, mas isto aqui é algo interessante, porque muita gente se pergunta “porque ninguém faz nada enquanto o outro está gastando um tempo para se transformar?”


Muitos já haviam caído, e então Lápis chama atenção de ninguém menos do que Jiren, e começa a lutar com o Guerreiro mais poderoso naquele campo de batalha, apesar de tentar fazer provocações para desestabilizar o adversário, o Androide 17 não estava tendo tantos resultados em conseguir vencer, e o pior de tudo, ele era um dos últimos guerreiros de “pé”, Goku e Vegeta apesar de ainda estarem dentro do ringue, estavam caídos ao chão sem muitas forças, ainda sim, mesmo não sendo forte o suficiente este antes inimigos, se mantém de pé como a última linha de defesa do Universo 7 e então depois de muito se esforçar ele diz “Ei Son Goku e Vegeta, eu desisto do cruzeiro e é bom agradecerem viu, bom, espero que descansem um pouco eu vou me sacrificar pelos outros, isto parece muito humano”


E assim ele usa seus poderes para proteger Goku e Vegeta, enquanto para um poderoso ataque do Jiren, mas aparentemente morrendo ali naquele exato momento diante daquele devastador, porém, como disse foi aparentemente, no final das contas ele ainda estava vivo, e no final até Vegeta já tinha sido eliminado e estavam ali, a última linha de Defesa do Universo que crescemos amando, estão lutando juntos Son Goku, o Androide 17 e Freeza, e esta cena, é uma das minhas favoritas de toda ficção, porque é uma cena que resume bem um versículo que amo de que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam de Deus…”, no sentido de que por incrível que pareça, não é porque algo aparente ser ruim à primeira vista é realmente algo que veio para te prejudicar.


Goku foi enviado à Terra como um conquistador, por assim dizer, como ele era um Sayajin de classe baixa, optaram por enviá-lo para um Planeta que não lutadores tão poderosos como outros lugares do universo, com o intuito justamente que com o tempo ele dominasse aquele Planeta, assim como os demais indivíduos de sua raça costumavam fazer, entretanto, em determinado momento ele bateu a cabeça, e essa maldade ou missão meio que foi completamente embora, e nisto, aquele que veio para trazer o fim para humanidade, era agora o maior lutador da mesma, que estava lutando não somente para proteger a Terra como também todo o Universo 7.


Freeza foi um dos inimigos mais terríveis do protagonista do passado, ele era justamente o “chefe” dos Sayajins, no sentido de que era para ele que aqueles guerreiros conquistavam os planetas, e no final foi o próprio que aniquilou o planeta dos Sayajins, matando também o pai do protagonista no processo, um homem cruel e sádico capaz de descartar até mesmo seus aliados como se fossem lixo em diversos momentos, praticamente não existe um pingo de bondade nele, foi lutando contra ele que Goku se tornou Super Sayajin na primeira vez após o Kuririn ser morto mais uma vez, aqui tem uma nuance que poucos se deram conta, a primeira morte do Kuririn foi fora de tela, quando o protagonista chegou ao seu amigo ele já estava morto, e mesmo assim isto pesou muito no coração dele, porém, está aqui foi bem diante dos olhos dele e isto pesou muito mais, ainda mais tendo em vista que normalmente não se podia reviver a mesma pessoa mais de uma vez com as esferas do dragão.


Quando Goku optou em chamar Freeza para integrar os 10 no lugar do Fat Buu que infelizmente estava hibernando e não acordaria a tempo, muitos pensaram que ele tinha enlouquecido, mas no final grandes inimigos estavam ali lutando a lado pelo bem do Universo, só que tem mais alguém, e neste texto é ele que importa, o Androide 17, que também foi alguém que no passado veio para destruir, tanto é que no futuro ele foi um dos aniquilou boa parte da humanidade, e mesmo na linha do tempo que conhecemos ele ainda era uma pessoa bem má, mas ele estava aqui, lutando também pelo bem, no final 3 pessoas com começos que vieram para o mal, estavam ali para proteger e salvar uma quantidade incontável de pessoas, porque para realmente saber sobre algo, é muito melhor quando vemos mais próximo do final, do que no começo, afinal de contas, certos ao olhar para certos grãos, muitos jamais imaginariam quão grandes frutos aquela pequena semente é capaz de se tornar.

“O Goku e o Freeza lutando juntos eu não acredito que VIVI para ver isto.”


Esta reação do Kuririn é impagável, porque é basicamente o que muitos telespectadores pensarem, e ela se torna ainda mais interessante, levando em conta que no passado o próprio Freeza o havia matado e este ele ali vivo para ver isto, e assim dois grandes inimigos do passado estavam lutando contra um adversário em comum, na época este momento parou diversas cidades ao redor do Globo para acompanhar, quase como se fosse uma Final de Copa do Mundo, tem lugares que a força dessa obra mesmo depois de tanto tempo é tão forte ainda, e ali estava ele também lutando Lápis, ou como a maioria de nós conheceu o Androide 17.


No final das contas Goku e Freeza se “sacrificam” conseguem empurrar Jiren para fora da Arena, porém, eles dois vão juntos, sendo eliminados do Torneio do Poder também, restando assim, apenas um último lutador de pé, aquele que em um futuro distópico havia sido responsável por muito sofrimento, era o último guerreiro de pé no meio de uma centenas que foram eliminados, e então as Super Esferas do Dragão são trazidas para que o vencedor fizesse o desejo, o que será que aquele homem iria pedir? Então, ouvimos “E agora número 17 pode fazer o seu desejo”, após uma breve pausa, ouvimos “Traga de volta todos os universos eliminados, quero que restaure todos… Ande logo com isto porque eu sou bem ocupado viu.”


E assim a alegria da vitória não se resumiu somente ao Universo 7, mas a todos os outros que haviam sido apagados neste Torneio, no final das contas, não foi somente um ex-vilão, que salvou o Universo, mostrando a recorrência do tema redenção em Dragon Ball, mostrando que as coisas velhas ficaram para trás e eis que tudo se fez novo, se tratando dessa obra este é um tema recorrente, mas aqui, tem um ponto a mais, muitos, muitos mesmo, incluindo dentro da própria nem se lembrava mais da existência do mesmo, ele poderia facilmente ter passado despercebido, e no final das conta aquele que salvou a todos não estaria ali presente e o resultado poderia ter sido diferente, infelizmente dia após dia mesmo ainda vivas as pessoas são esquecidas, vão ficando no passado, e às vezes assim nos esquecemos também de pessoas que foram ou pode se tornar ainda muito importantes em nossas vidas, e esta é a grande lição com o exemplo do Androide 17, o homem que foi esquecido por muitos, mas que no final não salvou somente o mundo, ou seu universo, mas vários universos buscando fazer o que é certo, aquele amigo que não esqueceu do outro que partiu, e buscou viver em honra ao legado do Androide 16 cumprindo um de seus últimos desejos antes de morte, que nem tinha sido feito a ele.


Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” (Is 49:15)


Deus fala algo interessante, que infelizmente tem a parte trágica, em certos casos até mesmo uma mãe esquece de um filho, porém, ainda que a mãe esquecesse Deus não se esquecerá, e neste caso sigamos o exemplo do SENHOR, e não nos esqueçamos, daquilo e daqueles que importam, como Jesus pediu “Em memória de Mim”, que mesmo não mais presente tão visivelmente, lembrássemos sempre d’Ele, não nos esqueçamos ou deixemos passar despercebido pessoas e certos detalhes da vida, que mesmo que muitos não notem, podem fazer grande diferença, no Torneio do Poder muitos pensaram que seria Goku, ou talvez até Vegeta ou algum outro personagem com “maior destaque” anteriormente que viria a ser o grande vencedor, mas no final venceu um que poucos esperavam, e o desejo dele também foi algo que ainda menos esperavam dele, mas no final mostrou que ele era alguém que deixou o “Velho Homem” no passado, o vilão que já foi um dia não existia mais, agora ele era e provavelmente sempre será aquele que lutará para proteger, tanto é que dia após dia sua função é justamente esta, vivendo o sonho de seu amigo caido no campo de batalha, e isto de certa forma é um tanto quanto belo, apesar de trágico, dia após dia muitos partem deste mundo, mas da mesma forma que existem aqueles que mesmo vivos são esquecidos, existe aqueles que partiram que sempre serão lembrados, o Androide 16 é este na vida do 17, nunca será esquecido, mesmo que os anos passem, ás vezes tal pessoa não está mais aqui nesta Terra, mas através das mãos, das palavras, das ações de alguém que foi influenciado ou motivado positivamente por esta pessoa no passado, ela permanece viva por ainda muito mais tempo, porque como disse certa vez um sábio Doutor, as pessoa só morrem realmente quando são esquecidas, e assim, encerro este texto, que na realidade era um ao qual eu não queria estar escrevendo, porque ele foi feito com uma certa motivação, porém, ao mesmo tempo que senti que não poderia deixar de escrever IN MEMORIAM de Figueira Júnior, o Dublador que deu vida a voz em Português do Androide 17, que recentemente partiu, e que integrou o rol das ilustres vozes que fizeram parte da minha infância, e de outras partes da minha vida também, pessoas que nem sempre vou lembrar do rosto, mas as vozes muito provavelmente estarão guardadas dentro da minha alma por boa parte ou por toda minha vida, é triste, com frequência vejo nomes como o dele, que fizeram parte da minha vida de alguma forma em algum momento, percebendo que se foram.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #22 - Não é nada disto do que você está pensando

Este personagem foi escolhido pelo fato de ser o mais poderoso do anime Dragonball... quer dizer, na verdade não é isto.., ele foi escolhido por um motivo simples mas do qual podemos tirar uma lição relevante, seu nome é Mr. Satan. Muitos pais no passado foram à loucura quando viram seus filhos assistindo determinado episódio de Dragonball Z aonde a multidão gritava “Satan, Satan, Satan..”, obviamente com este nome as coisas podem ser facilmente interpretadas de maneira errada, no final de contas ele é um personagem que não tem nada a ver com Satanás a não ser talvez o fato dele ser um grande mentiroso, mas seu nome não tem relação alguma com Satanás, na verdade o criador do anime tentou fazer um um anagrama (inverter a ordem das letras de uma palavra a fim de formar uma nova palavra) com a palavra Santa que se refere ao Nome Santa Claus que traduzido seria Papai Noel, só que parece que os resultados foram bem inesperados, por conta de sua cultura Akira Toriyama (criador do anime...

SGC #10 - Aprendendo com o exemplo de Aldebaran de Touro

Sabe qual o único motivo pelo qual um crente costuma buscar saber seu signo?, para saber qual Cavaleiro de Ouro o defende no anime Cavaleiros do Zodíaco, grande maioria para não dizer todos ficavam decepcionados quando descobriam que o defensor do seu signo era o gigante brasileiro chamado de Aldebaran. Ele é um dos doze cavaleiros de ouro que defendem Athena, ou seja, está entre os cavaleiros mais poderosos (e de patente mais alta), Aldebaran é conhecido por sua enorme força física porém ainda sim na maioria das vezes é considerado pelos fãs do anime como um dos cavaleiros de ouro mais fraco, senão o mais fraco. Aldebaran ficou marcado por momentos não muito “grandiosos”, na primeira grande saga do Anime ele foi o primeiro cavaleiro de ouro à ser derrotado pelos cavaleiros de bronze, obviamente que ele não lutou a sério mas isto muita gente não conta, em outra temporada ele foi derrotado facilmente pelo inimigo, mas ao contar esta história muitos se esquecem que este...