"Mesmo que passe todo minha vida eu te esperarei...", refletindo com o exemplo de Chouchou sobre quando quando a "irracionalidade" supera a Razão dos Sábios
Hoje refletiremos com o exemplo de Chouchou, um personagem do anime One Piece, e sim, ele é um cachorro, não não é um cachorro que fala ou algo do tipo, ele é literalmente um cachorro animal mesmo, porém, ainda sim, poderá servir para passar uma preciosa lição.
Nós conhecemos Chouchou em Orange Town, ele é um cachorro que ficava em frente a uma Loja de Ração, ele protegia aquela Loja como seu tesouro mais precioso, mesmo que isto colocasse sua vida em risco, não a abandona, mas porque é que ele fazia isto? Digamos que é por um motivo ao mesmo tempo belo, ao mesmo tempo triste, acontece que aquele local pertence ao seu dono, ou melhor dizendo pertencia, algum tempo antes de a obra nos apresentar Chouchou e a sua cidade, o dono dele acabou morrendo, porém, o cachorro nunca se esqueceu daquele homem, e permaneceu sempre ali, e infelizmente eu não estou exagerando quando digo que mesmo que colocasse a própria vida em risco.
Em determinado o Pirata Buggy e seus homens invadiram aquele local, mesmo diante de piratas, Chouchou continuou protegendo o seu tesouro, e isto o feriu bastante, mas ele não se rendeu, na realidade, todos os humanos haviam praticamente fugindo ou se abrigado durante o ataque, mas não ele, não um “simples” cachorro, porque a gratidão e amor desses seres, na realidade muitas vezes é impagável, seu dono já não estava mais ali, mas ele nunca, ele jamais esqueceria do mesmo, e isto não é algo que acontece somente na ficção, isto já aconteceu no mundo real em diversos momentos, um dos mais famosos exemplos é Hachiko.
Hachiko era um cachorro da raça Akita, que acompanhava seu dono diariamente por um bom tempo, mas infelizmente certo dia este dono faleceu, ainda sim, Hachiko continuou indo diariamente a uma estação onde eles costumavam ir e esperando pelo seu retorno, por praticamente uma década aquele cachorrinho fez isto, mostrando uma fidelidade inabalável, aqui perto de casa tem um Lava Jato, lá tinha um Pitbull, esse Pitbull ficava lá dia após dia, e nos fins de semana o dono passava um tempo maior com ele, infelizmente certo dia este dono sofreu um acidente e acabou falecendo, e o Pitbull que antes era tão alegre e forte, ficava cada vez mais triste, porque ao contrário de alguns tolos pensam, sim, eles tem sentimentos, e assim, sentiu falta de seu amigo.
Neste texto eu de certa forma estou abrindo um combate contra “grandes”, tem grandes nomes em diversas áreas seja dentro da Filosofia, seja dentro da Igreja, que tratam os animes meramente como inferiores, por conta de serem considerados “seres irracionais”, mas aqui eu darei voz aos que não tem, uma coisa é interpretar que o Ser Humano é aquele que está no “topo” no mundo, isto está tudo bem, porém, não menospreze os animais, porque pode ser que tragicamente eles sejam mais sábios e inteligentes do que vocês, e é aqui que a irracionalidade supera a razão dos sábios, e não sei se o ponto já ficou claro aqui, mas prossigamos que você explicar melhor.
Existe um ditado que diz que se você alimentar um cão por alguns dias, ele vai se lembrar de você por anos, e enquanto alimentando um humano por anos, ele vai se esquecer de você em alguns dias, um simples “Não” que alguns humanos ouvem já é o suficiente para que toda imagem boa que tinham de você seja completamente destruída, parecida com quando as massas começaram a abandonar Jesus, quando chegou numa parte mais dura do discurso do Mestre, o povo de Israel também ilustra muito bem isto, o SENHOR fez muito por eles, tirando-os do Egito realizando grandes milagres no processo, para pouco depois já se esquecerem do mesmo, como quando Moisés subiu para conversar com Deus, e o povo ficou impaciente de esperar e criaram um Bezerro de Ouro para adorar.
Nossa memória é terrível e somos muito impacientes, e é este o grande ponto chave, a grande vergonha da Humanidade, porque no modo de agir tem cachorros que são mais sábios do que a gente, muitos de nós lemos a História de Balaão com a Mula falando, e ri, um “cara sendo repreendido por uma Mula deve ser alguém muito tolo mesmo”, porém, muitos de nós estaria na mesma situação, muitos animais poderiam facilmente nos repreender por nossas atitudes reprováveis, muitos sábios são mais tolos que cachorros, mesmo com grande sabedoria, não entenderam o básico, e a gratidão e fidelidade estão entre as coisas mais básicas e importantes da vida, existe uma música bem famosa, chamada “No meu coração você vai sempre estar”, é uma música Disney e do filme Tarzan, que conta uma história de um bebê que perdeu os pais e viveu no meio dos animais, e uma gorila o adotou, ali tem este seguinte trecho:
“Pois no meu coração
Você vai sempre estar
O meu amor contigo vai seguir
No meu coração
Aonde quer que eu vá
Você vai sempre estar aqui”
O filme é fantasioso, mas esta música reflete muito bem como alguns animais agem, as pessoas que eles amavam podem até ter partido deste mundo, mas sempre estarão em seus corações, enquanto isto tantos de nós, que mesmo com as pessoas ainda vivas, nosso amor e afeto já se apaga, sim, eu não me importo que tal pessoa seja considerada um gênio da Filosofia ou de qualquer outra área da ciência, para tentar menosprezar esses seres, que também foram criados por Deus, Adão pode estar numa posição de Governo, sim ele está, mas muitas vezes os filhos dos animais são mais sábios que os filhos de Adão, por isto eu prefiro a palavra “senciência” do que “irracionalidade”.
Quem chama animais de irracionais é porque não faz a mínima ideia das coisas, eles podem não ter uma moralidade como nós, por isto muitas vezes você verá o instinto falar mais alto, apesar que o fato de nós termos a tal moralidade também não nos impede de pecar ou cometer erros terríveis não é? Mas eles muitas vezes são capaz de sentir medo, alegria, dor, empatia e por aí vai, e é isto que torna o Hachiko real, ele nunca se esqueceu de quão bom era o tempo que estava com seu amigo, e pacientemente o esperou, quem dera nós fossemos como eles, fossemos gratos ao ponto de nunca se esquecer, fossemos pacientes ao ponto de nunca cansar de esperar.
Como se disséssemos em oração “Jesus, eu nunca me esqueci, nem nunca esquecerei daquilo fez e continua fazendo por mim, mesmo nos dias maus eu sei que nunca me abandonou, mesmo que demore eu te esperarei, um dia ruim, ou vários dias ruins, nem mesmo uma longa espera me farão esquecer ou duvidar, eu vou sempre me lembrar como pediste para que fizéssemos e vivêssemos em memória de ti”, mas não é assim que as coisas acontecem, muitas vezes vemos aqueles que adoram e glorificam a Deus no momento a vitória, mas no meio da tempestade se esquecem de Cristo, e pensam que o SENHOR os abandonou, quando nem sempre é assim, e é por isto que digo que na vida seres menosprezados e chamados de irracionais por muitos, podem na realidade no modo de agir serem mais sábios que grandes estudiosos ou mestres da lei, porque se você constantemente se esquece de Jesus, você muitas vezes vai ser pior que um cachorro.
A fidelidade desses carinhas é coisa bem séria, tem história de cachorros pastores de ovelha que durante a noite viram lobos surgindo ou outro tipo de ameaças, ao invés de fugir, lutaram, arriscaram sua vida e se feriram, porque a eles foi dada uma missão, que era proteger o rebanho, e nisto, de certa forma podemos dizer apesar de parecer absurdo, que cachorros entenderam mais sobre Cristianismo do que muitos pregadores, sim, muitos usam as ovelhas para o próprio benefício, para ganhar algo em troca, ao invés de cuidar deles, enquanto diversos cachorros ao redor do mundo arriscaram suas vidas, se feriram gravemente e até morreram pelo bem das ovelhas, se você pesquisar verá que isto que estou falando não é invenção, realmente aconteceu e acontece, apesar de hoje em dia a função de Pastor de Ovelhas não seja tão comum quanto nos tempos de Jesus.
"Nós somos muito propensos a gravar nossos sofrimentos em mármore e a escrever nossas bênçãos na areia" (Charles Spurgeon)
Nós humanos somos tolos, às vezes recebemos 1000 comentários positivos, mas se tiver um negativo no meio é este que ficamos remoendo e lembrando, às vezes recebemos tantas bênçãos, mas anotamos sobre elas na areia, e vindo as ondas do mar da vida, as memórias sobre elas são esquecidas, enquanto isto entalhados nossos sofrimentos na pedra, que dura muito mais a lembrança, enquanto isto, estes seres tão menosprezados muitas vezes escrevem um momento de alegria em um livro praticamente eterno, o tempo passa, mas esta memória não vai junto com ela, sim, muitos deles levam esta memória preciosa até o dia de sua morte, como foi com Hachiko, sempre esperando poder viver novamente com seu amigo aqueles momentos que tanto o alegravam, quem dera nós tivéssemos essa gratidão, de não nos esquecermos tão rápido, de não descartarmos tão facilmente as pessoas, ou até mesmo de descartar facilmente até o próprio Deus como muitos fizeram no passado e continuam fazendo até os dias de hoje, e assim muitas vezes, o Ser Humano repete a grande tragédia, fazendo com que alguém menospreze algo ou alguém como inferior, quando na realidade quem está sendo menosprezado conseguir ser superior ao que está menosprezando em aspectos muito importantes.

Comentários
Postar um comentário