Existe uma música bem famosa do Elton John com o título “I’m still standing” que basicamente seria “Eu ainda estou de pé”, algo que boa parte facilmente se aplica ao Kakashi, mas ao mesmo tempo, o próprio exemplo deste personagem pode ser algo que pode ser interessante até para nós cristãos refletirmos.
Certa feita Kakashi diz ao Sasuke que ele deveria esquecer estava vingança que o jovem tinha contra Itachi, pois, sabia como isto poderia custar caro a ele, já que era um caminho que muitos praticamente se autodestroem ao seguir, e mesmo tendo sucesso, ao invés do senso de conquista, o que sobra a muitos dos que conseguiram se vingar é o vazio, já que a vingança era o que os movia, e quando ela é concluída, não encontram mais motivação para seguir em frente, e então Sasuke retruca mandando o Sensei dele calar a boca dizendo “O que te faz pensar que sabe alguma coisa sobre isto, falar é fácil, você não faz nem ideia… e se eu matasse a pessoa mais importante para você? a pessoa mais importante na sua vida, talvez eu escutasse, porque então você faria ideia de como eu me sinto…” mas mal sabia ele, que Kakashi na realidade é um dos personagens da obra que mais tinha motivos para reclamar e se revoltar com a vida.
“É uma teoria interessante, mas acho que você tá um pouco atrasado para testar isto, todos sobre quem você está falando já estão mortos…”
A mãe do Kakashi nunca é mencionada na obra, o que pode se presumir que ou ela o abandonou, ou ela já morreu faz bastante tempo, então ao menos de mãe ele foi órfão, mesmo que ela estivesse viva por um bom tempo, em contrapartida o pai dele Sakumo Hatake é mencionado, só que é uma história um tanto quanto pesada, o pai do Kakashi não suportou o peso de falhar em uma missão para salvar seus amigos, e como consequência disto se suicidou, e assim, certo dia ao chegar em casa ele simplesmente encontrou o pai morto jogado ao chão, então seu Clã pode não ter sido massacrado como o do Sasuke, mas ele sabe muito bem a dor de perder os pais, pessoas que são tão importantes, porém, a dor do Kakashi não para por aí, infelizmente, este personagem perdeu muitos entes queridos ao longo da vida.
Em outra seu amigo e companheiro de equipe Obito é esmagado por uma pedra, e Kakashi não pode fazer nada para ajudá-lo, é aquilo que o Kakashi do Sharingan surgiu, já que como ele havia machucado gravemente um olho, e Obito acreditava que ia morrer ali, deu um de seus olhos com Sharingan para o amigo, e assim era mais uma perda para o Sensei do Sasuke, mostrando que na realidade a perda estava longe de ser incomum como o Uchiha imaginava, obviamente como sabemos Obito sobreviveu, mas estamos analisando isto na ótica dos personagens, não da nossa, para o resto da Aldeia ele morreu ali naquela missão, era mais um luto.
Em outro momento Rin da outra companheira de equipe do Kakashi foi usada num plano terrível, que em última instância acabou fazendo com que ela fosse eliminada pelo próprio amigo para tentar evitar um problema ainda maior, e assim, ele se tornou bem cedo o último remanescente do seu trio ninja, enquanto Sasuke e muitos outros não tiveram que passar por algo parecido, e levando em conta que são pessoas que os ninjas acabam convivendo muito tempo já que realizam as missões juntos, acaba sendo um vínculo forte mesmo não sendo de sangue, não é a toa que o Naruto se esforçou tanto para trazer o Sasuke de volta a luz, ou pesava tanto para o Jiraya o Orochimaru ter se desviado do caminho da justiça.
E também, o Sensei do Kakashi, o antigo Quarto Hokage acabou sacrificando sua vida para proteger a Aldeia da Folha, sendo mais um luto com o qual ele teve que lidar, mostrando que na realidade, o Sasuke estava falando aquelas palavras simplesmente para uma das pessoas que mais entendia ele do que ele imaginava, alguém que muito perdeu ao longo da vida, mas que apesar das perdas não seguiu pelo caminho das trevas, não se revoltou com o mundo e buscou continuar tentando fazer o que era certo, muitas vezes até mesmo se arriscando muito para isto, e é por isto que eu digo que ele resume a música “Eu ainda estou de pé” um verdadeiro sobrevivente, ele não somente sobreviveu no sentido natural da palavra, mas também num sentido acima, o Obito no final sobreviveu mas na prática morreu quando a Rin morreu, já que abandonou coisas importantes para seguir em frente, já o Kakashi estava vivo e com as mesmas convicções.
Existe ao mesmo tempo engraçado e trágico, no caso que, Kakashi era muito focado nas missões, principalmente tendo em vista o que aprendeu com seu pai que se leva isto muito a sério ao ponto de se matar por fracassar em uma, mas alguém o ensinou a ter uma visão diferente das coisas, este foi ninguém menos que Obito Uchiha, que o ensinou que no mundo Shinobi aqueles que quebram as regras são lixo, mas os que abandonam os seus amigos são piores do que o lixo, e este é um conceito que se aplica a muitas áreas, muitas leis tem exceções, no sentido de se você quebrá-la para salvar a vida de alguém, na prática você não cometeu crime, ou até mesmo não cometeu pecado, já que não é pecado fazer o bem em muitos casos, assim como Jesus não estava pecando curando no Sábado, ou qualquer outro não pecaria se no Dia do Senhor se esforçasse e se empenhasse em salvar uma vida.
Mas não sei se já perceberam aonde eu quero chegar, aquele que ensinou isto ao Kakashi, infelizmente é o que chamamos de hipócrita, já que Obito sobreviveu, mas no final abandonou seus amigos, sendo ele próprio responsável pela morte de seu Sensei Minato e da Kushina, pessoas que se importavam com ele, se tornando assim ele próprio que ensinou isto ao Kakashi, pior que o lixo, enquanto isto seu amigo buscou seguir isto ao máximo, mesmo tropeçando às vezes, como quando não conseguiu salvar a Rin, isto trás uma reflexão triste, mas infelizmente bem comum, muitos são como Obito Uchiha, pregam algo, mas vivem algo totalmente diferente, enquanto isto o Ninja tema deste texto, simplesmente mesmo tendo sido quebrado várias e várias vezes, permaneceu de pé vivendo aquilo que aprendeu com seu amigo.
“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:19-21)
Hoje em dia existe uma noção um tanto quanto estranha, de “quem te viu passar na prova e não te ajudou quando ver você na benção vai se arrepender…” as pessoas querem se vingar, eles querem pagar na mesma moeda, querem que a pessoa sofra como te fez sofrer, assim como Sasuke queria se vingar pelo que fizeram com ele, e a vingança já pode ser um grande problema na ficção, porque muitas vezes vemos que quando ela é concretizada o personagem fica vazio, sem propósito ou objetivo, quanto mais no mundo real, não é Cristianismo querer “pagar na mesma moeda” querer fazer aos outros o que não gostaria que fizessem conosco, o tal Sabor de Mel está muito mais para Sabor de Inferno, não é exagero, tome muito cuidado, mas muitas vezes a vingança que você planeja recaia sobre você mesmo, assim como já aconteceu na Bíblia.
Os homens que tramaram contra Daniel querendo jogá-lo na Cova dos Leões, foram eles próprios devorados por leões naquela Cova, e no final tal lei injusta e a ideia de jogar alguém às feras tinha sido deles próprios, ou Hamã que preparou uma forca para enforcar Mardoqueu, um homem que ele odiava, e no final foi o próprio Hamã que foi enforcado naquela forca, em muitos momento o seu ódio contra os outros, mesmo que você pense que este ódio é justificável, irá se voltar contra você próprio, e levando em conta que no Cristianismo devemos amar até mesmo nossos inimigos, você não tem motivos justos para odiar alguém, independente do que esta pessoa fez.
Como disse o próprio Jesus “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles encontrarão misericórdia” (Mt 5:7) Se você próprio não tem misericórdia dos outros, não espere que você vai recebê-la, e estou falando da misericórdia mais importante de todas que é a divina, porque Deus perdoa qualquer um, mas tem um detalhe bem pertinente que muitos esquecem, se você não perdoa também os outros, NINGUÉM neste mundo inteiro irá te garantir perdão, não importa o que você faça ou sacrifique, porque existe uma regra importante “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6:14-15) E este é o grande ponto chave do que estou tentando passar aqui, este ódio que você nutre por alguém, de querer que esta pessoa pague na mesma moeda, pode ser este ódio que vai te carregar para o inferno, porque se você não perdoar os outros, você próprio não será perdoado, a Graça de Deus é capaz de perdoar um mar de pecados, porém, fiquem atentos a exceção, quem não perdoa, não será perdoado, e é aqui que a vingança é terrível, no final você maquinou algum mal contra alguém, e será este mesmo mal que te lançará no fogo do inferno no futuro.
Seja em vida, seja na morte, se vingar pode custar caro, pode ter um “sabor doce como mel” mas pode ser fatal, e é por isto que Kakashi é um exemplo genial, apesar de tudo que aconteceu com ele, não buscou se revoltar com o mundo, ou se “vingar” como muitos fariam, no final até mesmo perdoou seu amigo Obito Uchiha depois de tudo que havia acontecido, o mundo por diversas vezes tentou fazer o Kakashi ficar no chão, mas ele permaneceu de pé, e até “melhor do que nunca” como cantou Elton John, porque no final das contas, certas coisas ficaram no passado, no final assim como seu Sensei ele se tornou um Hokage que buscou liderar Konoha de uma maneira justa, mesmo que no final das contas tenha perdido sua marca registrada que era o Sharingan, apesar que perdeu com grande estilo, porque seu último momento com ele foi simplesmente ajudando de maneira genial seus pupilos contra a vilã final do Shippuden, ainda sim ele continou lutando pelo que acreditava, fato curioso, é que sem Sharingan ele é mais poderoso do que com, existe uma informação errada na comunidade que a técnica ocular o tornava mais forte, quando na realidade era o inverso, como ele não era um Uchiha aquilo apesar de ser útil para ele consumia muito chakra, era por isto que virou até piada na comunidade ele estar sem chakra, aí sem este detalhe sua reversa para jutsus aumentou muito, ao mesmo tempo que tudo que ele copiou anteriormente permanece com ele, e também buscou criar técnicas novas.
No final das contas mesmo com tantos vínculos quebrados, ele fez vários novos, mesmo antes de se tornar Hokage, como foi o caso de seus 3 discípulos, Naruto, Sasuke e Sakura, eu fico imaginando o orgulho que ele sentiu quando olhando para o Naruto enxergou o seu Sensei Minato, e acaba que tem um ponto pertinente para se mencionar antes de encerrar, que é, às vezes você está errado, eu não menti quando disse que o personagem que estamos analisando aqui entendia perfeitamente o que o Sasuke estava passando, porém, quem mentiu foi ele próprio quando disse “todos sobre quem você está falando já estão mortos”, porque existe alguém ainda.
Desde a infância existia alguém que cultivava uma rivalidade, mas não uma problemática, e sim bem saudável, com o Kakashi, que era simples Might Guy ou Maito Guy se preferir, apesar de chamar rivalidade, ela é muito mais para o lado da amizade, e era algo que na realidade fazia ambos crescerem e seguir em frente, estavam sempre disputando e fazendo competições, e no final o primeiro a parabenizar o Hatake quando este iria se tornar Hokage, foi simplesmente o Guy, e é aqui que está o detalhe, desde a infância Guy estava lá, apesar das diferenças, é óbvio que é um grande amigo do Kakashi, mas no final mesmo com “olhos incríveis” às vezes não enxergamos tudo que há de bom ao nosso redor, e assim, sim, muitos haviam partido, entretanto havia alguém que permaneceu sempre presente na vida dele, alguém que se não tivesse presente com certeza o peso das demais perdas seria muito maior, pois, como mencionei um acabava incentivando o outro a sempre tentar melhorar, e assim o é na vida, sim, ás vezes está acontecendo um monte de coisas ruins ao nosso redor, mas isto não quer dizer que estejam acontecendo somente coisas ruins, ás vezes tem coisas boas também, que nós simplesmente ignoramos ou não enxergamos a realidade, parecido como foi quando Pedro e alguns outros discípulos depois da ressurreição de Jesus viram Ele novamente, mas não o reconheceram, tinham algo muito bom bem diante de seus olhos, mas demoraram para perceber.

Comentários
Postar um comentário