Pular para o conteúdo principal

Eles também tem motivos para querer ganhar, refletindo com o exemplo de Nam

 

Em competições para alguém ganhar é necessário que o outro perca, isto parece meio óbvio, apesar de ser algo que muitos não notam, mas tem algo além disto, o fato de você ter motivos ou razões para querer ganhar, não quer dizer que seus adversários também não tenham também, e é aqui aonde muitos falham, menosprezam e desprezam seus adversários, como se somente eles próprios fossem os certos e merecessem triunfar.


Em um dos primeiros Budokai Tenkaichi que o Goku participou, aonde seu intuito era simplesmente tentar mostrar que era o mais forte, e ver os resultados do treinamento que teve com o Mestre Kame, entre os diversos adversários que o protagonista enfrentou existia um que me chama muito a atenção, era um homem chamado Nam, naquela época ele era um guerreiro notável que não foi derrotado tão fácil quanto Goku pensava a princípio, e principalmente comparado com os “desconhecidos”, normalmente só esperávamos lutas mais equilibradas ou difíceis contra personagens que já conheciamos previamente, mas aqui um desconhecido apresentou resistência considerável comparado a maioria.


“Não posso ser derrotado porque o destino do meu povo depende agora só de mim”


Estas eram as palavras que ecoavam na mente de Nam, a realidade que a sua força, não estava somente na sua capacidade de lutar, e sim também em sua motivação, ele veio de um lugar que estava sofrendo grandemente por conta da Seca e ausência de chuva, e o pior, era previsto que demoraria em torno de 2 meses para voltar a chover, além de tudo a seca acabava prejudicando ou inutilizando as plantações, o que fazia com que tivessem pouca comida disponível também, e a ideia que Nam teve era ir para a cidade e ganhar o prêmio do torneio de artes marciais, e com isto teria dinheiro para conseguir trazer água para o seu povo, já que por ser um local humilde além de estarem se complicando por conta da seca, eles não tinham dinheiro para resolver isto eles mesmos comprando recursos ou contratando ajuda para tentar resolver aquilo de alguma forma.


E assim o é em muitas competições, são muitos sonhos, expectativas e esperanças em jogo, grande é a tolice daqueles que esperam que os adversários se rendam ou se entreguem facilmente, só porque você é mais forte, ou aquele por quem você torce é mais forte, mesmo que seja difícil, ou praticamente impossível muitos continuarão tentando lutar, porque a eles também foi dado o direito de sonhar, e assim em diversos momentos vemos o grande favorito caindo diante de um azarão em diversas competições, e isto não quer dizer que o favorito foi fraco, mas muitas vezes que o azarão não aceitou o chão, e decidiu lutar com todas as forças que tinha para quem sabe realizar o impossível.


Fato curioso sobre Nam é que posteriormente foi mostrado que ele também conseguia subir na Nuvem Voadora, o que é basicamente um atestado de que ele era uma pessoa muito boa, no final ele perdeu contra o protagonista, a maioria dos humanos infelizmente não tem a mínima chance real contra o Goku, mesmo naquela época, mas no final, a sua fidelidade o recompensou, a realidade é que Jackie Chun, ou melhor, Mestre Kame, tem alguns poderes que poucos imaginam, um deles é capacidade de ler mentes, mesmo que Nam não tivesse falado aos outros participantes das suas motivações, até mesmo para não tentar comover eles no sentido do adversário às vezes perder de propósito para deixá-lo avançar, o Mestre Kame acabou por curiosidade lendo a mente do lutador, e descobrindo a motivação do mesmo, e assim, no final das contas ele ajudou Nam com um recurso precioso para tentar salvar sua vila, e no final das contas, apesar deste segundo ser algo exclusivo do anime, em outro momento o personagem obteve ajuda do próprio protagonista para conseguir resolver melhor as coisas onde morava também.


No final das contas mesmo sendo mais forte e triunfando, o Mestre Kame não menosprezou seu adversário, soube respeitá-lo e no final o ajudou a resolver o que lhe afligia, no final das contas, eu ousaria dizer que aqui, o “Velho tarado” que muitos criticam, foi mais cristão do que muitos cristãos, porque muitos que afirmam da boca para fora que são cristãos, me parecem muito mais grandes farsantes, pelo que vejo de suas obras, no caso especificamente de uma que é muito importante, que é o amor, o Amor sobre o qual Jesus nos disse “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13:35)


Os pré-julgamentos são sempre condenados, porém, julgar pela reta justiça não o é, e quando eu vejo alguém, cujo a vida em nenhum momento parece refletir o Amor, pelo, contrário vejo ódio e mais ódio, não faz sentido algum Jesus estar ali naquela vida, já que a principal marca de um cristão genuíno é simplesmente o Amor, se isto falta, não é possível que o sobra seja um cristão, ou como bem disse o Apóstolo Paulo “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” (1 Co 13:1-3)


Alguns dizem “fulano falou com o ‘dom de línguas’ deve ser alguém que está cheio do Espírito Santo, porém, a realidade é que pode não ser assim, falar a língua dos homens e dos anjos, sem o Amor é inútil, o próprio Balaão fez alguns profecias que deram certo, mas no final foi um tolo que precisou ser repreendido por um Jumenta falante, por não ver como estava cego, sim, a pessoa pode falar bonito, pode até ter profetizado o futuro, mas pode não ter Deus na vida dela, na realidade, às vezes é justamente o oposto, como por exemplo o próprio Apóstolo Paulo expulsou o demônio de uma certa moça que dava a ela a capacidade de acertar o futuro dando lucro para alguns, o fato de dar lucro, era forte indício de que ela realmente conseguia acertar o que ia acontecer, mas ali não era Deus com ela, e sim justamente o oposto do que muitos imaginariam.


Muitos momentos eu vejo alguém falando “Tal pessoa fez milagres ou maravilhas” como se isto fosse um atestado de que tal pessoa era boa, mas mesmo que a pessoa fosse capaz de dizer ao Monte Everest “Saia do seu lugar porque eu quero passar” e o Monte obedecesse, isto não quer dizer que Deus está com ela, o grande “sine qua non” da caminhada cristã, não são os milagres, e sim o Amor, os feitos extraordinários na realidade muitas vezes servem para enganar do que fazer acreditar atualmente, sim, porque muitos só acreditam no que veem, e assim fica muito fácil enganá-los fazendo algo extraordinário, e isto aqui que eu estou falando não estou inventando da minha cabeça, isto é um alerta que o Homem mais importante da História fez no passado e muitos se esqueceram. 


Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.” (Mt 24:24)


Eu estou apenas replicando um ensino que o próprio Jesus passou e muitos se esquecem, o fato de alguém fazer uma grande maravilha diante dos seus olhos, não quer dizer que Deus seja com esta pessoa, o Amor Ágape é muito indicativo muito mais coerente de que alguém é cristão realmente, do que a capacidade de realizar grandes coisas, sem o Amor de Deus tem “milagres” que são irrelevantes, sendo feitos muito mais para fazer as pessoas tropeçarem do que realmente guiá-los pelo caminho certo que é Jesus, o “sine qua non” é um termo que significava basicamente “sem o qual não é”, é bem comum no Direito em alguns lugares, mas pode se aplicar aqui, sem realizar milagres ou maravilhas ainda é possível que alguém seja cristão, e ao mesmo tempo, realizando-os não garante que eles sejam cristãos, mas se alguém não tem o Amor Ágape é simplesmente um “sem o qual não é”, sem este aquela pessoa ainda não se converteu genuinamente, não existe cristão sem amor, ou Cristianismo em Ágape, mas é possível existir cristão sem “milagre” e Cristianismo sem a realização de maravilhas extraordinárias.


Infelizmente são justamente nas disputas e competições, que deveria ser algo “divertido”, que muitos se tornam reprováveis, se você não é capaz de amar seus adversários, aí de você, Jesus ele vai fazendo uma “escadinha”, primeiro a questão era Amar o próximo como nós mesmos, aí alguns poderiam pensar, “Mas eu não me amo, então não preciso amar o meu próximo”, porém, ele amplia isto “Deixo-vos agora um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu vos amei, é preciso que se amem também uns aos outros.” (Jo 13:34) O mandamento é bem parecido com o anterior, mas Jesus altera e eleva ele um pouco mais, ao invés de amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, devemos amar o nosso próximo como Jesus nos amou, e isto aqui já eleva o patamar grandemente, porque ninguém tem maior amor que o de Jesus.


E ainda tem aqueles que podem pensar “Ah, mas fulano não é meu próximo, ele é um herege” e por aí vai, mas aí Jesus aumenta a escadinha do mandamento ainda mais Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5:43,44) Preste bem atenção, no que vou te dizer, não existe um único motivo sequer para você genuinamente odiar alguém enquanto se é um cristão, não interessa se ele é seu inimigo, esta sua ideia de ódio vem de Satanás, mesmo que seja alguém renomado dentro de uma denominação falando, e em casos mais terríveis é justamente este ódio que vai te carregar à passos largos para o inferno, então pense, se até odiarmos nossos inimigos é errado, quem dirá nos rivais ou adversários em alguma competição, sim, se você odeia os argentinos, você não está agindo como um cristão genuíno, e por aí vai, as pessoas cometem pecados terríveis por coisas simples, e no final esquecem que muitas competições apesar de parecerem não são como um jogo de videogame, são vidas reais e pessoas reais competindo, com sonhos e esperanças, e você vai odiá-las só porque venceram o seu time ou jogador favorito? Isto é loucura! E por fim, ainda falta um degrau da “escadinha” do Amor, e é o ponto principal pelo qual eu lhes faço este alerta todo. “Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna.” (1 Jo 3:15)


É muito fácil falar de Caim que matou Abel, mas na realidade, em muitos momentos você pode se tornar idêntico a Abel, porque odiar alguém pode se tornar a mesma coisa que assassinar alguém, isto mesmo que você está lendo, o ódio te torna igual à um assassino, tem pessoas que são verdadeiras serial killers sem perceber, mas o problema maior é o que vem depois, ali mostra como alguns estão cometendo um erro e pecado terrível sem se dar conta “e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna.”, mostrando mais uma vez como o Amor é um Sine Qua Non do Cristianismo, porque enquanto o Ágape nos guia para o céu, o Ódio nos guia justamente pelo caminho oposto, e muitos seguem por este caminho por motivos tolos, apesar que como disse, não existe sequer um único motivo na face da Terra que torne digno e respeitável você odiar alguém, mas infelizmente bem sabemos, que muitos teriam menosprezado o Nam, ou até tê-lo odiado, principalmente se até tivesse vencido, como tem acontecido recentemente na Copa, quando alguma seleção brilha para cima da favorita, alguns amam isto, outros odeiam que a favorita deles foi vencida, e chegam a odiar e proferir coisas terríveis contra os adversários, e assim no final, o número de assassinatos no mundo é muito maior que as estatísticas costumam dizer, tem gente que mata dezenas, centenas ou até mais todos os dias e nem se dá conta, no final vai ter simplesmente uma surpresa terrível quando o grande dia chegar e aí notar o que é que Jesus quis dizer com “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7:22,23)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #22 - Não é nada disto do que você está pensando

Este personagem foi escolhido pelo fato de ser o mais poderoso do anime Dragonball... quer dizer, na verdade não é isto.., ele foi escolhido por um motivo simples mas do qual podemos tirar uma lição relevante, seu nome é Mr. Satan. Muitos pais no passado foram à loucura quando viram seus filhos assistindo determinado episódio de Dragonball Z aonde a multidão gritava “Satan, Satan, Satan..”, obviamente com este nome as coisas podem ser facilmente interpretadas de maneira errada, no final de contas ele é um personagem que não tem nada a ver com Satanás a não ser talvez o fato dele ser um grande mentiroso, mas seu nome não tem relação alguma com Satanás, na verdade o criador do anime tentou fazer um um anagrama (inverter a ordem das letras de uma palavra a fim de formar uma nova palavra) com a palavra Santa que se refere ao Nome Santa Claus que traduzido seria Papai Noel, só que parece que os resultados foram bem inesperados, por conta de sua cultura Akira Toriyama (criador do anime...

SGC #10 - Aprendendo com o exemplo de Aldebaran de Touro

Sabe qual o único motivo pelo qual um crente costuma buscar saber seu signo?, para saber qual Cavaleiro de Ouro o defende no anime Cavaleiros do Zodíaco, grande maioria para não dizer todos ficavam decepcionados quando descobriam que o defensor do seu signo era o gigante brasileiro chamado de Aldebaran. Ele é um dos doze cavaleiros de ouro que defendem Athena, ou seja, está entre os cavaleiros mais poderosos (e de patente mais alta), Aldebaran é conhecido por sua enorme força física porém ainda sim na maioria das vezes é considerado pelos fãs do anime como um dos cavaleiros de ouro mais fraco, senão o mais fraco. Aldebaran ficou marcado por momentos não muito “grandiosos”, na primeira grande saga do Anime ele foi o primeiro cavaleiro de ouro à ser derrotado pelos cavaleiros de bronze, obviamente que ele não lutou a sério mas isto muita gente não conta, em outra temporada ele foi derrotado facilmente pelo inimigo, mas ao contar esta história muitos se esquecem que este...