“A última dança…”
Mestre Kame é um dos, se não, o Sensei mais famoso do mundo dos animes, no passado ele foi o Homem mais forte da Terra, detentor de um poder quase que inigualável, e treinou diversos lutadores habilidosos como Kuririn, Yamcha e o protagonista Goku, fazendo estes que antes já eram “acima da média” naquela era, conseguirem ir muito além, muito do que o protagonista se tornou hoje se deve ao seu mestre, mas isto você não precisa pensar muito, já que a principal técnica do Goku em combate é o Kamehameha, uma técnica criada pelo próprio Mestre Kame, enquanto técnicas como Genki Dama que aprendeu com o Sr. Kaioh aparecem só como último recurso, o que ele aprendeu com o Kame é constantemente usado em diversos combates.
Inclusive Mestre Kame já se disfarçou de “Jackie Chun”, uma clara homenagem a um certo lutador bem famoso aí, para entrar em Torneios de Artes Marciais sem seus discípulos saberem, e no final ainda os venceu, mostrando que mesmo que já tivessem avançado muito naquela época, ainda faltava algo para superar o seu mestre, porém, à medida que o tempo passou, um a um foi superando aquele que era no passado o Maior Lutador do Planeta, ia se tornando somente mais um no meio da multidão, o tempo é cruel e impiedoso, e assim aos poucos alguns que em sua geração foram gigantes começam a ser esquecidos, especialmente à medida que as novas gerações vão superando seus feitos.
Entretanto, existem aqueles que se recusam ceder facilmente, e mesmo o tempo passando, continuam lutando um pouco mais, mesmo que não seja mais sua geração, eles se recusam a se render, e é sobre estes que escrevo aqui, quando o tempo diz a eles “Acabou”, eles respondem “ainda não” este é um texto homenagem a diversos personagens da ficção e do mundo real, que responderam ao tempo “Eu ainda estou de pé”
Em Naruto, quando Minato morreu, Hiruzen Sarutobi mesmo sendo um idoso, optou por voltar ao cargo de Hokage e governar a Aldeia, e assim o fez, até o dia de sua morte, apesar dos pesares que muitos tem que com o terceiro, um líder anterior e amado pela população, conseguiria uni-la melhor depois da tragédia do que arriscar um novo, além de que ele já tinha experiência no cargo.
Também em Naruto Jiraya já era um homem de idade, entretanto continuou assumindo missões que poucos se arriscariam pelo bem do seu povo, batendo um recorde de missões bem sucedidas, inclusive de alto nível que vai ser difícil alguém quebrar algum dia, além disto permaneceu fazendo algo que amava tanto que era escrever, o tempo passou, mas Jiraya permaneceu lutando até o fim.
Kakashi Hatake foi de uma geração passada, mas estava ali lutando junto de seus 3 pupilos contra Kaguya a vilã final do Shippuden, mostrando que apesar de “superada” a antiga geração ainda tinha uns truques na manga, e no final ainda se tornou Hokage e continuou lutando para proteger a Aldeia que tanto amava até longa idade.
All Might, o antigo herói número 1 em My Hero Academia, mesmo tendo sido superado pelo tempo, mesmo sofrendo muito, continuou lutando até que seu poder se esgotasse por completo, e mesmo depois de esgotado, continuou lutando, porque o tempo pode ter levado muita coisa com ele, mas não a coragem que Toshinori Yagi tinha de lutar pelo que era certo.
Edward Newgate, o Barba Branca era um homem doente e de idade avançada, longe de estar no auge que o fez ser considerado o Homem mais forte do Mundo, ainda sim, continuou lutando, seu filho estava em perigo, e assim ele largou as 99 ovelhas para ir buscá-lo, ou melhor, neste caso ele levou as 99 ovelhas juntos e falou “Vamos resgatar aquele que se perdeu” e assim, um idoso de idade enfrentou o Governo Mundial, uma das maiores potências de sua Era.
Garp falhou em proteger Ace, mas não estava disposto a falhar uma segunda vez, quando Koby foi sequestrado, ele simplesmente entrou no território de um dos 4 Piratas mais perigosos e poderosos do Mundo para tentar resgatar seu pupilo, ele já não era mais tão forte quanto no passado, quando se tornou o Herói da Marinha que lutava de igual para igual com o Rei dos Piratas, mas continuou lutando, se recusou a se render ao tempo.
Pikachu em Pokémon este ao lado de Ash desde seu primeiro dia de jornada, e este com ele até o último, depois de tantas derrotas, tantos amigos vieram e se foram em sua jornada, eles triunfaram juntos, quando muitos já teriam desistido, eles continuaram, e mostraram que ainda poderiam enfrentar de igual para igual adversários muito poderosos.
Shion de Áries e Dohko de Libra foram os únicos sobreviventes da antiga Guerra Santa em Cavaleiros do Zodíaco, e ao invés de se “aposentarem” um se tornou o Grande Mestre do Santuário para guiar os novos cavaleiros de Atena e o outro esperou pacientemente durante anos, pelo dia que o inimigo que foi derrotado na guerra anterior retornasse, e estaria ali para mais uma vez lutar novamente contra o mal que iria tentar dominar a Terra.
Leon S. Kennedy, nos foi apresentado em Resident Evil 2, posteriormente apareceu um pouco mais preparado e com mais idade em Resident Evil 4, e assim o tempo foi passando, no mais recente Resident Evil Requiem ele já tinha 51 anos de idade, e ainda sim, assim como foi no começo, quando ainda era um jovem inexperiente, buscava fazer o possível para tentar salvar o mundo.
Como quase que profetizou o Seriado Chaves, existe uma música que se tornou grande realidade “Se você é jovem ainda… amanhã velho será” isto é o percurso natural do tempo, e até meio óbvio por assim dizer, mas a “profecia” é o que vem depois “a menos que o coração, que o coração sustente a Juventude nunca morrerá… existem jovens de oitenta e tantos anos e também velhos de apenas 26, porque a velhice não significa nada e a juventude volta sempre outra vez…” e assim muitas vezes o tempo diz “Acabou” mas a pessoa retruca “ainda não” parecido como fez Calebe na Bíblia “Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o Senhor me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.” (Js 14:10-11)
Eu mencionei alguns nomes da Cultura Pop, mas a lista é muito mais extensa que esta, foquei em alguns somente sobre os quais já havia escrito textos aqui, quando o tempo chega, alguns optam por se render e desistir, já outros, optam por um caminho diferente, no sentido de “Eu quero fazer uma última dança” quase como Sansão depois de ter perdido clama ao SENHOR para poder lutar mais uma vez, e assim Deus restaura a força daquele Juiz e uma última vez ele pôde enfrentar seus inimigos com toda sua força extraordinária, a Idade ela pesa, isto não há como negar, mas ela nem sempre é uma sentença de morte, o fato de estar mais díficil fazer algo, nem sempre quer dizer que se tornou impossível fazer aquilo, e assim muitos ao invés de se aposentarem de maneira tranquila, optam fazer isso no “campo de batalha” ou fazendo o que amavam mais uma vez.
E no final o que bem disse a canção do Seriado Chaves é verdade, muitos se tornam idosos bem novos, porque abrem mão de coisas importantes para eles bem cedo, existem tantas coisas que não são pecado, não são erradas de se fazer, ainda sim, as pessoas mesmo amando muito as abandonam, se esquecendo assim daquele lindo lugar que nas suas infâncias eram importantes para elas, às vezes diante de algo tão bom pensam “Eu já não tenho mais idade para isto” quando nem sempre é assim, às vezes você está apenas tentando replicar algo que o mundo te ensinou, mas que não faz sentido algum.
Existe um filme baseado em “fatos reais” que se chama TAG ou “Te peguei!” em português, e ali tem uma frase curiosa, é dito “Nós não paramos de brincar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de brincar”, o filme retrata a História de um grupo de amigos que se reuniam anualmente para simplesmente brincar de pique pega, ou pega-pega dependendo da região aonde você vive, um grupo de amigos, já adulto, se reunirem para manter um vínculo forte, e não fazendo isto bebendo adoidado como muitos fazem, ou fazendo “coisas de adulto” eles se reúnem para simplesmente brincar juntos, voltar a fazer novamente o que tanto amavam enquanto jovens, e ano após ano enquanto Deus permitisse escrever novos bons momentos com seus amigos.
Existem coisas que devemos abandonar no passado, que é o pecado, mas existem coisas que não são pecado, e na prática não existe motivo real para você abandonar aquilo, ainda mais quando é algo tão importante para você, e com o qual você pode escrever ainda momentos tão importantes na sua História, parecido quando a pessoa já adulta, hoje de seus pais ou avós, algum apelido ou recebe algum carinho e responde que já não é mais criança para ser tratada com esse tipo de afeto, mas esta resposta é tolice, tem coisas boas na vida que não foram feitas para você fugir delas, e sim para aproveitá-las, um dos maiores pecados é simplesmente tornar pecado o que não é, colocar fardos pesados sobre os outros que não deveriam existir, assim como muitas denominações fazem, que chegam a dizer até mesmo que Festas de Casamento são pecaminosas, quando na prática, o primeiro milagre de Jesus realizado na Bíblia, foi simplesmente numa Festa destas.
Algum dia o tempo chegará em que algumas coisas não serão mais possíveis, mas nem sempre quer dizer que este dia já chegou, em diversos momentos ainda tem tempo para uma última dança, e voltando agora ao caso do Mestre Kame, apesar de no Clássico e no Z ele ter sido consideravelmente superado, na versão do Super ele optou por continuar treinando, e especialmente no Mangá ele nos mostra que aquele idoso ainda tinha um belo truque nas mangas por assim dizer, conseguindo simplesmente reagir a tempo de esquivar dos golpes de Jiren que era o guerreiro mais poderoso naquele ringue, mostrando que apesar de tudo, e apesar de já ter sido superado, ele ainda poderia ensinar algumas coisas interessantes aos seus discípulos. E no anime nós temos literalmente o que estou tentando passar aqui, com um adversário falando para o Mestre Kame:
“Eu tenho certeza que você já foi um grande lutador no passado, no entanto a sua era já acabou… Ainda vai se levantar? não passe vergonha velhinho, aceite os seus limites e se aposente logo de uma vez”
Parecido como o tempo diz todos os dias para muitos, mas no final ele faz um discurso tão belo, e este discurso pesa tanto em meu coração, quando lembro quem é que está dizendo, mas logo explico isto, ali o Mestre Kame falou “Meus limites, que se dane isto… Goku, Kuririn foram vocês que me mostraram, mostraram que este velho ainda tem muito futuro pela frente, e que ainda é muito cedo para aceitar os meus limites, foram vocês que me ensinaram isto ao sempre lutarem para ultrapassar todas as suas barreiras… Pelos meus discípulos, se movimentam direito, aprendam direito, lutem direito, comem direito, descansem direito e aproveitem a vida com tudo que ela tem a oferecer, o estilo Kame está vivo com vocês, este será o meu maior e mais poderoso Kamehameha!”
Mestre Kame já sabia muito, mas ainda sim, saber muito não quer dizer que não havia o que aprender, ao mesmo tempo que ele ensinou, ele aprendeu com Kuririn e Goku que continuaram lutando para superar os limites, e percebeu assim que ele próprio poderia lutar mais um pouco, e deixa a preciosa lição para que eles vivam, porque uma das maiores tragédias vida, são aqueles que estão vivos mas já morreram, e quando finalmente morrem, morrem como se nunca tivessem vivido, algumas pessoas se privam de coisas que não eram necessário se privar, e assim fariseus modernos criam uma infinidade de mandamentos que nunca existiram, enquanto como está escrito:
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (Co 10:31) “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem.” (Co 3:23:24)
Comer demais se torna pecado, é a famosa gula, mas a Bíblia diz “Não comam para não correr o risco de acabar pecando”? Não, ela diz que quando comerem comam para a glória de Deus, e assim o é em tantas coisas da vida, tem momentos das vida que é muito mais sobre fazer com excelência, para a glória de Deus, para que Jesus seja honrado com seu testemunho, do que sobre não fazer, já que como bem disse Billy Graham “Nós somos as bíblias que o mundo está lendo”, muitos ao redor do mundo não irão abrir uma Bíblia para ler sobre o que Jesus ensinou, mas ao mesmo tempo irão assistir uma Copa do Mundo, mas imagine ali na Copa, se deparar com uma seleção que perdeu seu primeiro jogo de 7x1, e ainda sim estavam tão felizes, pararam para orar, inclusive com alguns jogadores da seleção que acabara de goleá-los, e no jogo seguinte simplesmente empataram de 0 a 0 mas comemoram como uma vitória, mostrando ao mundo o significado da palavra gratidão, como Jesus ensinou a em tudo dar graças, sim, a Bíblia não nos ensina a sermos gratos somente na vitória, mas a todo momento, e assim a vida deles se torna Bíblia que o mundo leu, aprendendo sobre aquilo que para o mundo é loucura, mas que está alinhado com o Evangelho que é salvação para todo aquele que n’Ele crê.
Sim, muitas vezes você será um pregador melhor, exercendo a sua função, o seu trabalho, as coisas que você ama com excelência, do que se tornando um pregador, porque no final suas ações e seu exemplo ecoaram muito mais forte na vida das pessoas, do que palavras, porque a realidade é que falar é muito fácil, muito fácil mesmo, muitos falam sobre o que não vivem, mas quando as pessoas se deparam com alguém que vive piamente o que prega este exemplo faz muita gente desmoronar, como foi por exemplo com Desmond Doss, eu tenho grandes divergências com Doss, no sentido da denominação que ele seguia, entretanto, ali é um exemplo notável de alguém que vivia o que pregava, que não quis fugir da guerra, já que muitos estavam lá morrendo e se sacrificando, mas mesmo indo optou por não carregar armas, porque ele não queria estar ali para matar alguém, e sim para salvar o máximo de pessoas que conseguisse, enquanto isto muitos teriam simplesmente fugido, ao invés disto ele optou por ser um cristão no meio das trincheiras da Guerra, sendo a única Bíblia que muitos dos seus colegas iriam ler.
Às vezes olhamos ao nosso redor e pensamos aonde estão aqueles que “farão tal coisa?”, porém, a resposta se encontra simplesmente quando você olhar para o espelho e verá sua imagem refletindo, nem sempre você está em algum lugar para esperar os outros fazerem, e sim, para você mesmo fazer, para você dar o exemplo e o bom testemunho que tanto está procurando ao seu redor, para você mostrar o Amor com o qual estava esperando que alguém o amasse, e por aí vai, infelizmente muitos abandonam certas coisas, sem realmente ser necessário ou como está escrito “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” (Cl 2:16,17) Existem coisas que são essenciais, como é o caso do Ágape, já outras são secundárias e opcionais, e assim no céu haverão pessoas muito diferentes uma das outras, tudo bem você não comer Bacon, mas não julgue que coma, da mesma foram que não devemos julgar quem opta por não comer, isto é meramente opcional, não é mais um mandamento como era nos tempos dos Judeus, o problema é quando pegamos algo opcional assim e queremos tornar uma regra, assim como os judaizantes estavam fazendo nos tempos de Jesus, aí é um grande problema.
Existem mandamentos sim, só que muito do que é dito nas várias denominações ao redor do Globo, é mais baseado em Achismo, do que realmente ter embasamento, tornando pecado o que não é, e o grande problema se torna quando querem obrigar os outros a fazer isto, fazendo-os se sentir culpados por um pecado que não existe, e o curioso, é que o mesmo tempo que fazem isto, podem estar também incentivando algum pecado muito grande, como é o caso daqueles que rejeitam piamente a transfusão de sangue, mesmo que isto custe a vida do indivíduo, eles pensam estar obedecendo um mandamento antigo, totalmente fora do contexto, ao mesmo tempo que estão violando um dos mandamentos mais importantes de todos que é o amor ao próximo, e esta é a trágica coincidência da vida, pensam estar acertando em algo quando na realidade estão cometendo um erro muito maior, e assim infelizmente é com muitos, a aparência do mal, na realidade nem sempre está naquilo que estamos vendo, e sim em nossos próprios olhos que são maus, ou como se tivéssemos um óculos sujo, que faz parecer que tudo está sujo, quando na realidade o problema não é o que está sendo visto, ou como bem disse Jesus “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6:22-23)
E assim no final das contas o grande problema é você mesmo, ao invés daquilo que abandonou, e o pior de tudo é que assim alguns abandonam, justamente aquilo que poderiam usar tanto para glorificar a Deus, um local que poderiam estar em destaque levando Jesus com eles ao mundo que muitas vezes não pararia para abrir uma Bíblia e lê-la, mostrando que ainda hoje Jesus muda e transforma a vida das pessoas de maneira extraordinária, e assim, que quando for chegada a hora da sua “Última dança” ela seja com grande pompa, por assim dizer, com bastante animo, vontade e esperança, com o mesmo Amor que era no começo, por fim reflitamos com o exemplo de Davi, ele era aquele que tocava Harpa de uma maneira excelente ao ponto de ser capaz de a partir espíritos malignos, o detalhe curioso, é que a Bíblia não especifica se eram louvores ou não, e sim, só fala do instrumento, e instrumento este que foi criado por um pecador, por Jubal da descendência maligna de Caim, nem por isto se tornou um instrumento impuro que fosse impossibilidade de ser usado para coisas boas, tanto é que na própria casa de Deus por muito tempo foi um dos principais instrumentos, ou quando Davi na frente de todo o povo foi dançando e comemorando.
Essas coisas para muitos seriam coisas que deveriam ser deixadas no passado “a música não dá futuro” ou “que ridículo ou rei dançando na frente do povo”, mas em ambos os casos Davi não pecou, não era isto que deveria ser abandonado, ele pecou quando adulterou, quando organizou a morte de alguém fiel a ele e a Deus, sim, era isto aqui que deveria ser evitado e deixado no passado, e não o que relatei anteriormente, eu sei muito bem, que Davi seria repreendido por “Homens de Deus” hoje em dia se o vissem dançando ali com o povo, mas no final a maldade e a tolice estaria dentro destes homens, e não de Davi naquele momento, este, sim, este aqui, o Rei que não se importou de agir de maneira que muitos considerariam humilhante, mostrando também o que é humilde, é ele, o homem que é chamado de “O homem segundo o coração de Deus”, este é um dos títulos mais fortes e poderosos da Bíblia, sim, ele teve seus erros, mas não este de dançar, outro ponto chave sobre ele, é simplesmente, mesmo errando, ele buscava se arrepender diferente de muitos, mas ao mesmo tempo, até o arrependimento se torna complicado hoje em dia, levando em conta os incontáveis mandamentos falsos que diversas denominações tentam colocar sobre as pessoas, é como se novamente o SENHOR precisasse dizer a muitos “Porquanto fizeram loucura em Israel, e cometeram adultério com as mulheres dos seus vizinhos, e anunciaram falsamente, em meu nome uma palavra, que não lhes mandei, e eu o sei e sou testemunha disso, diz o Senhor.” (Je 29:23)
“E anunciaram falsamente, em meu nome uma palavra” Assim o é aqueles que inventam ou distorcem mandamentos como se fosse o próprio Deus que que tivesse ordenado aquilo, e sim, Deus ordenou muitas coisas, mas muito do que é dito em diversos lugares são tolices sem fundamento, obrigam as pessoas a obedecer coisas que não foram realmente ordenadas a eles, e é por isto que os Bereanos são exaltados, eles ouviam o que estava sendo ensinado e então iriam checar nas escrituras se aquilo fazia sentido, ao invés de só aceitar, como mencionei a questão da transfusão de sangue, qualquer um que entende a Bíblia percebe que aquilo cai completamente por Terra, que é loucura não salvar a vida de alguém por aquilo que afirmam, como quando Jesus mostrou que o Amor ao próximo estava acima até mesmo do Sábado de descanso, outro exemplo prático, é quando vê alguma denominação que se diz cristã, ensinando você odiar alguém, a chance de Deus não estar ali é alta, porque Jesus ensinou a amarmos até mesmo nossos inimigos, então justificar o ódio ao próximo dentro da ótica cristã é mais difícil do que um “camelo passar pelo fundo de uma agulha”, e assim o é com tantas coisas, e é por isto que diante de mandamentos absurdos, que não encontram respaldo bíblico algum, a resposta que deve ser dita é simplesmente "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens… " (Atos 5:29)
E antes que eu me esqueça, ainda existe algo pertinente a mencionar, como disse, o discurso do Mestre Kame ele pesa em meu coração um pouco mais por conta de um detalhe específico, ele transcende certos aspectos, eu digo isto por causa do saudoso Gileno Santoro, o dublador original e que fez parte da minha infância, infelizmente faleceu em 2023, e este trabalho dele como o Mestre Kame no Torneio do Poder foi um de seus últimos, ele começou o trabalho como dublador com 48 anos de idade, é uma idade que para muitos seria “tarde demais” mas para ele foi um grande começo, e no final das contas marcou a vida de muitas pessoas aqui no Brasil dublando este personagem que foi tão icônico para muitos, então, não é só o personagem em si que passa a lição, mas o próprio dublador.
O dublador mesmo comenta um momento emocionante em que foi participar de uma consulta médica, e o Médico simplesmente reconheceu a voz dele afirmando que o dublador marcou a infância e vida dele, e pediu um abraço do mesmo, no final um trabalho que para muitos é simples, pode fazer uma diferença absurda na vida dos outros, e basicamente nem sempre essa diferença se deu por algo que começou “no tempo previsto”, em muitos momentos foi quando para muitos seria tarde demais, e por fim, um exemplo que poderia mencionar é o do aniversariante do dia Lionel Messi, jogador argentino, ele não estava conseguindo ser bem sucedida na Seleção Argentina, e disse que ia se aposentar da mesma, porém, na Copa do Mundo seguinte ele foi jogar novamente e… Simplesmente a Argentina foi campeã do Mundo? e isto muito graças a ele, se tivesse se aposentado quando pensou no começo, as coisas poderiam ter corrido bem diferente, é bem normal que as novas gerações superem as antigas, o tempo é impiedoso sim, mas nem sempre é tarde demais, em muitos momentos ainda dá tempo para uma “Última dança”, e às vezes, o resultado da mesma pode superar o que muitos sequer sonhariam ou imaginariam. Na atual Copa do Mundo mesmo, tem diversos jogadores que já passaram da idade “recomendada” pelo mundo para jogar mesmo, e ainda sim, mesmo com novos craques, ainda tem diversos jogadores antigos conseguindo brilhar um bocado no campo, e assim o é na vida, por mais que não pareça, às vezes dá tempo de mais uma brincadeira de “pique pega” com os amigos de infância.

Comentários
Postar um comentário