Pular para o conteúdo principal

SGC #100 - O Retorno Triunfal do Protagonista


Mais um texto baseado no exemplo de Naruto, dessa vez farei uma analogia baseada em seu retorno e combate contra Nagato.

Nagato (ou simplesmente Pain) foi o líder da Organização mais perigosa do Universo de Naruto (ao menos até então), responsável pelo morte de muitos inclusive de Jiraya seu antigo mentor (já citado nesta série), determinado dia ele decidiu atacar a Aldeia da Folha e destruí-la, seu poder era assombroso, muitos morreram, inclusive ninjas habilidosos como por exemplo Kakashi, tudo parecia perdido, parecia ser o fim, até que alguém retornou...


Era alguém que havia sido menosprezado pelo seu povo e odiado por muitos, poucos souberam reconhecer o seu real valor, mesmo assim, foi ele quem trouxe de volta a esperança quando tudo parecia perdido, o protagonista retornou para salvar o seu povo, ele lutou e venceu um inimigo que parecia invencível, e com este momento podemos fazer uma analogia com outro protagonista, um Protagonista do mundo real alguém que também foi odiado por muitos e menosprezado pelo seu povo, alguém que poucos souberam dar valor, mas ainda sim, é alguém que venceu o mais temido inimigo de todos (A Morte), um inimigo que parecia impossível de ser vencido, e é alguém que em meio ao caos, é capaz de nos trazer a esperança, estou falando de Jesus.

Algum dia, assim como Naruto, Jesus irá retornar triunfalmente para o seu povo, não como um derrotado, mas como um vencedor, tanto é que um antigo hino cristão diz “Vencendo Vem Jesus”, mesmo que naquele momento tudo pareça perdido, pareça que não tenha mais jeito, ainda sim Ele voltará trazendo uma solução, trazendo esperança e salvação, para o seu povo, mesmo que muitos deles não souberam dar o devido valor a Ele, porém, ao mesmo tempo que trazer Salvação para os seus, Ele também trará destruição para os seus inimigos, não importa quão poderosos e perigosos eles sejam, não terão chance alguma contra o Protagonista!

Muitos podem ter perdido a esperança no Retorno do Protagonista, ou melhor dizendo, podem ter perdido qualquer tipo de esperança, porém, ainda sim Ele retornará, irá voltar para salvar os seus, esta é uma certeza que muitos tem esquecido, certamente não sabemos o dia nem a hora, ainda sim, é um fato, certamente como escreveu Apóstolo João “Ora vem, Senhor Jesus.” (Apocalipse 22:20b), Jesus está vindo, Ele vem, e não talvez venha, é uma certeza, e não uma possibilidade ou suposição!

Os protagonistas do mundo dos Animes e da ficção em Geral podem ser fortes, e podem fazer entradas triunfais, e salvar muitos, mas muitas vezes eles não chegam a tempo, podem acabar falhando com o seu povo, mas Jesus não é assim, podemos não saber o momento, mas sabemos que Ele chegará no momento certo, sim, podemos não saber quando, mas sabemos que Ele voltará para nos buscar, além disto, Ele não nos abandonou a nossa própria sorte, pode parecer um paradoxo, mas não é, ao mesmo tempo que Ele voltará, podemos dizer que Ele nunca foi embora, como o próprio Jesus mesmo disse “e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28:20b), O Protagonista permanece e permanecerá conosco até a consumação dos séculos, ou de uma maneira mais simples, até o fim dos tempos!

Enfim, protagonistas do mundo da ficção certamente conseguem fazer entradas “épicas”, assim como Naruto, e muitos outros, mudando totalmente o cenário de um campo de batalha, muitas lutas que pareciam perdidas, se tornam mais vitórias quando o Protagonista chega, mas certamente nenhum “Retorno” ou Entrada Triunfal do mundo da ficção pode se comparar com o Retorno de Jesus, certamente será o Retorno mais “épico” de todos os tempos, infelizmente muitos tem esquecido, tem deixado isto de lado, muitas igrejas nem se quer pregam mais sobre a volta de Jesus, mas ainda sim, Ele retornará, Ele voltará para nos salvar, o mal pode crescer, pode fortalecer, pode vencer muitas batalhas, mas já perdeu a guerra, algum dia, o Senhor Jesus, O Maior Protagonista de todos os tempos, voltará e vencerá, triunfará sobre o mal, Ele aquele que foi capaz de vencer até mesmo a terrível Morte, “Onde está, ó morte a tua vitória?” (1 Co 15:55a), nenhum inimigo é páreo para o Cristo, nenhum deles terá chance alguma, todos serão derrotados, do mais fraco até o mais forte, e assim nós, o seu povo, venceremos junto com nosso Rei, nosso herói, o Verdadeiro Protagonista das nossas Histórias! Aquele que nos dá uma Esperança Viva, que nada nem ninguém neste mundo é capaz de tirar, certamente no momento certo voltará, apesar de nunca ter nos abandonado, e assim mais uma vez, o Protagonista terá salvado o dia, mas dessa vez, será de uma vez por todas!

Cuidado para que você não seja mais um destes que esquece da Volta de Jesus, algo tão importante, não seja também um daqueles que se posiciona contra Ele no "campo de batalha", o Senhor Jesus salvará somente os seus, enquanto isto, para os demais, para seus inimigos, Ele trará apenas condenação e destruição, por enquanto ainda existe possibilidade de misericórdia para os seus inimigos, mas quando Ele voltar, não haverá escapatória, ao invés de ser um inimigo, seja um amigo, alguém que comemorará a volta de Cristo, e não alguém que irá chorar amargamente por conta deste momento, o mal pode até prosperar, os inimigos de Jesus podem até sorrir e ter prazer por algum tempo, mas quando Ele voltar, não terão escapatória, a condenação e destruição virá sobre eles de tal maneira que nunca mais comemorarão nem se alegrarão, enfim, Jesus voltará, que esta Verdade, que o Retorno Triunfal do Protagonista, seja um alivio e motivo de muita alegria para você, e não motivo de sofrimento e desespero.

Foi difícil escolher um “retorno triunfal” dentre vários dos protagonistas da ficção, mas, certamente achei este assunto útil para fazermos uma analogia com um dos momentos mais importantes de toda a História, que é a Volta de Jesus, que apesar de ter sido esquecida por muitos, ainda sim é real, ainda sim acontecerá, mesmo que não saibamos o dia nem a hora, certamente algum dia o Protagonista da História retornará para buscar o seu povo!

Gosta do Personagem Naruto? Caso sim, Leia também os outros textos baseados no personagem:
Entendo a Dor do nosso próximo

A Coragem para Nunca desistir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...