Pular para o conteúdo principal

SGC #47 - O Sorriso da Justiça, Aprendendo com o exemplo de All Might

All Might foi por muito tempo o herói número 1 do Universo de Boku No Hero Academia, e tem uma característica dele muito importante, diante dos seus inimigos ele sempre permaneceu sorrindo, e podemos fazer uma ótima analogia com esta reação dele diante das dificuldades.

Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos” (Fp 4:4)

O sorriso costuma estar sempre intimamente ligado a alegria, e o Cristão é exortado pelo Apóstolo Paulo a se alegrar “sempre” no Senhor, ele não diz “alegrem-se nos momentos bons”, e sim “Sempre”, e ainda dá uma intensidade maior a isto repetindo logo em seguida “alegrai-vos”, a melhor forma que um cristão pode enfrentar seus problemas e dificuldades é estar sempre alegre, ou talvez como All Might sempre sorrindo.

Mas alguns podem dizer, isto obviamente é impossível, “nós temos dificuldades e problemas em nossa vida, é impossível estarmos sempre alegres”, eu não falei em nenhum momento que seria fácil, como disse anteriormente este “caminho” é bom mas é ainda mais difícil do que o caminho do personagem citado no capítulo anterior, o próprio All Might tem seus problemas, ele afinal de contas apesar de seus poderes era um humano, e se feriu gravemente algo que o afetou de maneira irreversível impedindo-o de lutar da mesma maneira que antigamente, ainda sim não deixou de lutar com um sorriso no rosto apesar das dores e dificuldades.

Outro exemplo de que mesmo em momentos difíceis podemos nos alegrar é com o exemplo do Profeta Habacuque “Eu todavia me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:18), ele declara estas palavras em uma das confissões de fé mais bonitas da Bíblia, que de forma resumida seria mais ou menos o seguinte “Mesmo que tudo falte” ainda sim eu tenho Deus e me alegrarei nele, exultarei no Deus da minha salvação, quase tudo que você tem pode ser perdido, mas a sua alegria e seu “sorriso” não estão nestas coisas, e sim em Deus, mesmo que tenha sofrimento por perder certas coisas, o fato de nunca perder o SENHOR Deus é motivo para alegria, algo que serviu não somente para o profeta Habacuque mas que também pode servir para nós.

(Em meio à dor All Might permaneceu sorrindo)
O motivo de que a maioria de nós tem dificuldades de enfrentar nossos inimigos e adversários sempre alegres, e com um sorriso no rosto é o fato de nossa alegria estar posta nas coisas dessa terra e não no Deus triuno, Habacuque e Paulo colocaram sua alegria em Deus e foi assim que eles passaram a ser capazes de suportar qualquer situação com alegria.

Pode parecer ambíguo ás vezes mas nós como Paulo declara sobre suas próprias ações “entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos, como nada tendo mas possuindo tudo…” (2 Co 6:10) apesar de “entristecidos” ele estava sempre alegre, as situações da vida tentavam entristecê-lo mas ainda sim ele permanecia alegre, ou como All Might diante dos seus adversários permanecia sempre com um sorriso no rosto.

Outro ponto importante é que o coração alegre não somente aformoseia o rosto como o escritor de Provérbios descreveu, mas também serve para inspirar os demais, da mesma forma que All Might com seu sorriso acaba “fortalecendo” a justiça, mostrando sua confiança no que é certo, assim também nós podemos fazer algo muito parecido, permanecer firme e feliz, muitas vezes mostra a sua fé de maneira “brilhante” diante dos seus irmãos na fé e até mesmo dos incrédulos, um “sorriso verdadeiro” em meio a dificuldade e tribulações mostra que sua fé não é vã, e que você realmente acredita naquilo que diz acreditar, além de mostrar que você tem um motivo inabalável para permanecer feliz, que é Deus, em contrapartida permanecer temeroso ou com medo, pode fazer muitos questionarem a sua fé, é óbvio que existem muitos irmãos na fé que não conseguem nem nunca conseguirão cumprir o mandamento de “alegrarem-se sempre” como escreveu o Apóstolo Paulo, mas não tem como negar que alguém que sempre reclama, ou que está sempre triste diante dos problemas passará um imagem de uma fé fraca e sem fundamento para os demais, e isto se torna pior quando esta pessoa está em uma posição de liderança, seu exemplo poderá acabar desestimulando muitos dos novos convertidos por exemplo…

“Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.” (Fp 3:1)

Alegrar-se no Senhor é um tema recorrente nos escritos de Paulo, ele não repete sobre isto á toa, é “segurança para nós”, para que não nos esqueçamos e buscamos praticar isto, eu sei que nem todos conseguirão praticar tal coisa, mas certamente ser capaz de sorrir e se alegrar diante de qualquer dificuldade e problema é algo que certamente trará benefícios não somente para você mas também inspirará os que estão ao seu redor, assim como All Might inspirou muitos novos heróis, ou como Apóstolo Paulo inspirou e inspira muitos novos convertidos, e nós como já disse temos um motivo ainda maior para nos alegrarmos do que All Might tem, que é o Deus criador de todas as coisas, mesmo que percamos tudo, nunca o perderemos e sempre poderemos nos alegrar n’Ele!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...