Pular para o conteúdo principal

SGC #207 - Tudo está interligado

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão…” (Mt 1:1)

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Cl 1:15-17)

Na série Dark somos apresentados à um mundo aonde aparentemente nada por acaso, onde diversos acontecimentos que pareciam não ter relação alguma, no final de contas são revelados como estando entrelaçados, permitindo assim que o “impossível” ocorra em alguns casos, como uma mãe ser filha da própria filha, mas enfim, o curioso é que esta noção de que está tudo interligado se assemelha muito ao mundo real. Ao contrário da crendice popular, nós não vivemos em um mundo governado pelo acaso, nem um mundo governado pelo tempo (como diversos personagens da série Dark pensavam ser) vivemos em um mundo governado por Deus, sendo assim tudo que ocorre no mundo está debaixo do domínio do SENHOR, isto inclui desde pequenos acontecimentos até grandes eventos “Tudo foi criado por ele e para ele”, nem sempre nós somos capazes de enxergar plenamente os propósitos de Deus, porém, tudo no final de contas está interligado.

Alguns explicam isto através da ideia de uma “Tapeçaria” que está sendo feita, a Tapeçaria seria a realidade, porém, nós no exato momento somos capazes de enxergar somente uma parte do dela, de maneira que muitas vezes pode até não fazer sentido, porém, algum dia ela será concluída e assim será possível perceber que no final de contas cada detalhe tinha sua relevância e faziam parte da mesma obra. Na Bíblia podemos encontrar algo que ilustra bem isto, existem alguns trechos que aparenta ser um “filler”, no sentido de ter fugido da História principal, como por exemplo a História de Rute, porém, no final de contas nos é revelado que aquela mulher fazia parte da linhagem que em algum momento traria ao mundo o salvador Jesus Cristo, sendo assim de extrema relevância.

E falando sobre o próprio Cristo podemos encontrar algo semelhante ao que ocorre na série, pois, quando o criador se tornou criatura, o pai se tornou um filho, se não fosse por Ele nem Davi nem nenhum dos ancestrais teria existido, porém, através destes ancestrais é que em um momento Ele veio a nascer entre os homens. Eu sei que não é fácil enxergar, porém, está é a realidade, de que Deus é o autor da existência, e se algo existe é porque Ele quis que existisse, não existem “pontas soltas”, a principal História para ilustrar isto se encontra no exemplo de José do Egito.

Por inveja de seus irmãos, José foi vendido como escravo à um povo estrangeiro, um grande pecado não acham? vendar um irmão, alguém do seu próprio sangue como escravo, mas isto que parecia um absurdo era apenas um trecho do plano de Deus, enxergando somente este trecho parece sim um grande absurdo ou parece que algo fugiu da vontade d’Ele, mas prosseguindo depois que todos os acontecimentos se desenrolam nesta História, o próprio José afirma “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação de vida, Deus me enviou adiante de vós.” (Gn 45:5)

Enviar José para o Egito era na verdade um plano para proteger tanto José quanto sua família e diversas outras pessoas, de uma fome que assolaria o mundo naquela época, analisando o todo isto fica claro, mas vendo somente trechos certamente pareceria o absurdo para muitos de nós, a realidade é que existe um ponto principal, que precisa ser levado em consideração ao analisarmos cada acontecimento, não é que simplesmente está tudo interligado e no final de contas como escreveu o autor de Eclesiastes “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ec 3:1) mas sim que todos os acontecimentos tem em seu propósito algo em comum.

Um dos propósitos para todas as coisas é a glória de Deus, mas existe também um outro propósito sobre o qual o Apóstolo Paulo nos ensina “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28) A verdade é que cada detalhe da História contribui de alguma forma para o bem daqueles que amam a Deus, caso isto não tenha ficado claro com o exemplo de José, existe um outro exemplo que serve bem para ilustrar isto.

A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos” (Atos 2:23)

Os religiosos da época tramaram contra Jesus, e “contrataram” Judas Iscariotes por 30 moedas de prata nesta empreitada, analisando a Bíblia como um todo é possível perceber que ao mesmo tempo que Judas fazia isto por sua própria vontade, ele fazia isto também por estar possuído por Satanás, assim, podemos enxergar que era um plano contra Jesus que relacionava muitos indivíduos, porém, sem perceber todos estes indivíduos estavam colaborando para o bem daqueles que amam a Deus, pois, o sacrifício de Jesus na cruz é responsável por salvar incontáveis vidas, a cruz não é o fracasso de Jesus, e sim o fracasso de Satanás e todos seus inimigos!

Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do SENHOR, este prevalecerá” (Pv 19:21)

O fato da vontade e propósito de Deus prevalecerem sobre as nossas, não deve ser motivo de tristeza, sim, nem sempre é fácil de aceitar e compreender, mas na verdade isto nos deve ser motivo de grande regozijo, pois, se fosse possível para Deus falhar, poderia ser que no final de contas o céu ficasse vazio, e ninguém fosse salvo, lembre-se sempre tudo coopera para o nosso bem, e nada nem ninguém em todo o Universo pode impedir os propósitos e planos de Deus, por conta disto podemos afirmar assim como disse o saudoso Billy Graham “Eu li a última página da Bíblia, tudo vai acabar bem”, sim, tudo está interligado, porém, ao contrário da série nosso final não será “Dark” e sim um final de muita luz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...