Pular para o conteúdo principal

SGC #206 - Enquanto há vida, há esperança, uma reflexão com o exemplo do Superman.


Em Justice League Dark: Apokolips War, o vilão Darkside almejava invadir o planeta Terra, e assim para tentar impedi-lo a Liga da Justiça se reuniu e foi ao seu encontro para tentar evitar uma guerra que poria fim à vida de muita gente, porém, as coisas não correram como o esperado, Darkside sabia do plano dos heróis e havia preparado uma recepção nada calorosa para eles.


São chamados de “Parademônios”, os seres que formam o exército de Darkside, entretanto estes que a Liga iria enfrentar eram diferentes, cada um deles tinha também era parte “Doomsday”, e talvez você se pergunte quem é Doomsday? Ele é ninguém menos que o ser que um dia matou o Superman, com um exército destes seres ele Darkside trucidou a Liga da Justiça, deixando alguns poucos sobreviventes para servirem de exemplo aos demais, sendo um deles ele o símbolo da Esperança do universo DC, o Superman.


Darkside aplicou Kryptonita líquida ao corpo de Superman, o que permanentemente removia seus superpoderes e assim o maior herói da Terra teria que contemplar a destruição do seu planeta impotente diante de seus algozes, e com isto Darkside almejava destruir o espírito não somente do herói como também dos que restassem, mostrando que não havia mais esperança diante da ruína iminente, porém, algo peculiar aconteceu pouco tempo depois disto.


A equipe dos Titãs também foi massacrada, tendo Ravena como uma das poucas sobreviventes, e sem suportar o peso da tragédia que lhe havia acometido estava prestes a se suicidar, porém, alguém a encontrou, e estou falando dele, o já mencionado anteriormente, Superman, sim, ele estava agora totalmente sem poderes, mas a esperança ainda não havia morrido totalmente, e assim ele conseguiu impedir que a jovem Ravena se suicidasse.


A situação pode estar complicada, às vezes podemos estar diante de um cenário completamente horrível, por exemplo, no dia que Cristo Jesus foi crucificado certamente a esperança aparentou estar perdida para alguns, porém, mesmo naquele sombrio momento da História ainda havia esperança, mesmo durante a Primeira e Segunda Grande Guerra Mundial existia esperança e ainda hoje apesar do cenário mundial conturbado ela permanece viva.


E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.” (Rm 5:3-4)


Dante Alighieri, um famoso escritor, diz em sua obra que na entrada de certa parte do inferno está escrito “DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS!”, e eu diria que somente ali, sim, somente ali no Inferno a esperança já não existe mais, porém, fora daquele local, enquanto ainda estamos vivos, ainda existe esperança, independente do quão terrível seja o cenário em que nos encontramos, podem querer te fazer acreditar do contrário, sim, o adversário pode tentar levá-lo a acreditar que não tem mais jeito mas ainda há esperança!


Mesmo que você tenha apenas mais um minuto de vida, isto não quer dizer que a esperança esteja morta, na cruz um Ladrão crucificado ao lado de Jesus em seus últimos instantes de vida encontrou vitória, teve esperança e ainda naquele mesmo dia ele esteve no paraíso com Jesus Cristo. Existe um ditado popular que diz “A Esperança é a última que morre”, e isto é bem verdade, pelo fato de que enquanto houver vida, há esperança, por mais que estejamos diante do pior cenário possível ainda sim existirá esperança de que aquilo poderá melhorar.


Não ceda ao desespero, enquanto você ainda estiver respirando não pense que é tarde demais para as coisas melhorarem, não deixe os seus falhos olhos te enganarem, fazendo com que acredite que os seus inimigos são mais poderosos do que o seu Deus, não desista! continue lutando e tentando seguir em frente, assim como Superman fez, mesmo sem poderes ele não se prostrou às forças do mal. O Nosso Símbolo da Esperança é inabalável, pois, nossa esperança não está no acaso ou em homens falhos, mas no Deus Todo Poderoso que Reina sobre todo o Universo, com esta esperança em um alicerce inabalável podemos ter a convicção que enquanto houver vida há esperança de que as coisas melhorarão, quer seja nesta vida, quer seja no mundo porvir. 

 

"No Dia mais claro,

 Na Noite mais escura,

 O mal sucumbirá,

 Ante a presença de Cristo

 Que aqueles que adoram o poder do mal,

 Temam o poder de Deus."

 

E por fim fiz uma pequena adaptação do juramento dos Lanternas Verdes, poderosos aliados de Superman contra as forças do mal, porém, no caso dos Lanternas os inimigos deviam temer o poder deles, porém, em nosso caso, os inimigos devem temer o poder de Deus, “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Pv 15:3), não existe mal que passe despercebido aos olhos de Deus, nem mesmo no dia mais claro nem mesmo na noite mais escura Ele deixa de prestar atenção no que ocorre com cada um de nós, ante a sua presença todo o mal sucumbirá em algum momento, e aqueles que permanecerem fiel ao mal até o final, terão uma justa punição, não existe nada nem ninguém neste Universo que possa fazer frente ao poder de Deus, até mesmo o mais poderoso dos inimigos será completamente derrotado, então por isto mantenha viva a chama da esperança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...