Pular para o conteúdo principal

SGC #202 - Nem só de DPS viverá um Party, uma reflexão com o exemplo de Desmond Doss

Primeiro se faz necessário uma breve explicação para quem não conhece os termos, “Party” é um termo relativamente comum no mundo dos jogos, e se refere à uma equipe, normalmente formada por vários jogadores, porém, em alguns casos é possível que “NPCs” que seriam personagens controlados pelo computador, façam parte dela também, já DPS significa Dano por segundo, normalmente se referindo à personagens ofensivos que costumam ser aqueles que mais causam dano aos inimigos.

Da mesma forma que, por exemplo, em um jogo de Futebol os Atacantes, ou aqueles que fazem mais gols, trazerem sobre si uma maior “glória” diante dos homens, o mesmo ocorre com os DPS, pois, da mesma forma que não é possível vencer uma partida de futebol sem fazer gols, também não é possível vencer um inimigo sem causar dano, ao menos não como via de regra.

Entretanto, muita gente se esquece ou ignora o fato de que um time não é formado somente por atacantes, uma party não é formada somente por dps, existem outras posições cada uma com sua função, sendo necessário muitas vezes para conseguir uma vitória que cada um deles cumpra o seu papel, pense o seguinte, de que ainda um time marcar 10 Gols numa partida se acabar recebendo 20?, mesmo com muitos Gols isto ainda seria uma derrota no final das contas, então de nada adianta os atacantes cumprirem o seu papel se os demais não fizeram o mesmo.

Existe no mundo dos jogos personagens que tem a função de “Suporte”, estes personagens são tão menosprezados por muitos que muitas vezes um personagem do tipo suporte é chamado também de “escravo”, certamente existem pessoas que gostam de jogar nessa função, porém, a verdade é que a maioria não quer ser um suporte, porém, sem os suportes muitas vitórias ou conquistas importantes não seriam possíveis.

E neste texto quero trazer aqui o exemplo de um suporte do mundo real, Desmond Doss, um militar norte-americano um tanto quanto peculiar, a razão dele estar fazendo parte dessa série se você não sabe, está no fato de existir também um filme que conta parte da trajetória dele, chamado “Até o último homem”, a peculiaridade de Doss estava no fato de que ele era um “objetor de consciência”

“Enquanto eles tiram vidas eu estarei salvando” (Desmond Doss)

Desmond Doss tinha uma firme de resolução, não importa o que acontecesse, ele não iria pegar em armas ou tirar vidas humanas, que utilidade teria em uma Guerra um soldado que não vai enfrentar os inimigos?, a utilidade está no fato de Doss não era um DPS, Desmond era um suporte, ele enfrentou os mesmos riscos dos demais, mas sua função não era causar dano, era salvar vidas, ele foi um médico que salvou muitas vidas no campo de batalha.

Não estou aqui para falar se a decisão de Desmond sobre pegar em armas era correta ou errada, porém, algo certo é que nem todo soldado está na guerra quer seja carnal quer seja espiritual, para causar dano, muitos estão lá para serem suporte para os outros, existem na Bíblia dois exemplos notáveis de homens assim, o primeiro é Moisés.

E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.” (Ex 17:11)

Enquanto Moisés permanecia com as mãos levantadas o povo de Israel prevalecia sobre os inimigos, ele próprio não causava dano aos inimigos naquele combate, porém, ainda sim, mesmo sendo “apenas” um suporte, ele era extremamente útil no campo de batalha, este é o valor da oração. 

Conta a História que enquanto Charles Haddon Spurgeon, o homem considerado como “Príncipe dos Pregadores” pregava, existia um grupo de pessoas que permanecia em uma sala orando por ele, muitos menosprezam a oração, mas ainda sim é algo valiosíssimo, muitos não tem a capacidade ou não é a função deles ir para o campo de combate, porém, eles conseguem ajudar aqueles que precisam lutar, uma das características de Doss é que ele era um homem que orava, certamente o seu resultado em campo de combate foi resposta de oração.

Já o segundo exemplo bíblico de um suporte, é ninguém menos que o Nosso Senhor Jesus Cristo, muitos esperavam que o Messias fosse ser um “Herói de Guerra” como Davi, porém, apesar de ser chamado de “Filho de Davi” Ele era um homem pacífico, um suporte, é fato de que quando retornar Ele também “causará dano”, porém, enquanto andou entre os homens, Ele foi o mais notável suporte de todos os tempos, alguém que ajudou salvando vidas, e não matando.

É necessário que cada party chega equilibrada, um time formado somente por DPS tem grandes chances de estar fadado ao fracasso, é importante compreender que cada pessoa tem sua função e vocação, é necessário entender que nem todo mundo está aqui para “marcar gols”, nem todo mundo está aqui para tirar vidas, muitos estão para proteger, muitos estão aqui para salvar, e isto não os torna menos valiosos nas batalhas diárias, saiba que cada função tem valor, são como os órgãos vitais de uma pessoa, eles exercem funções distintas, porém, para uma vida saudável é necessário que cada um deles cumpra o seu papel de maneira correta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

SGC #178 - O herói considerado um demônio, refletindo com o exemplo de Naofumi

Naofumi é o protagonista do anime Tate No Yuusha no Nariagi, ele é um dos quatro heróis que foram convocados de outros mundos para poder ajudar o Universo do anime a derrotar algumas ameaças, porém, dentre os quatro ele acabou sendo aquele, ao menos até então, com menor honra, como citei anteriormente ele foi acusado falsamente por Malty de ter abusado dela, e um detalhe que ainda não mencionei é que Malty é ninguém menos que uma das filhas do Rei, isto colaborou e muito para que ele recebesse a fama de “demônio”, e para piorar sua imagem ele faz uso de escravos, algo que os outros heróis não fazem, isto se dá pelo fato de que por um tempo considerável ninguém queria ajudá-lo realmente, e somente com o seu escudo ele estava tendo problemas em derrotar os monstros necessários para se tornar mais forte, por conta disto ele precisava de uma “espada”, o problema é que, é impossível ao herói do escudo portar qualquer tipo de arma além do seu escudo, e não sei se vocês já pararam p...