Pular para o conteúdo principal

SGC #179 - O "dom da perseverança", uma reflexão com o exemplo de Rock Lee


“Não precisa fazer eu me sentir melhor” (Rock Lee)
“Seu idiota, acha que eu perderia meu tempo com isto?, eu só estou dizendo que você tem o dom da perseverança e isto te torna um gênio também” (Might Guy)

Ao contrário de diversos outros ninjas de sua geração, Rock Lee não parecia ser alguém com um futuro promissor, ele era, e ainda é, um Ninja sem qualquer aptidão para duas das 3 principais artes ninjas, e na única em que ele conseguia fazer alguma coisa, ele não era tão bom assim, porém, ele não se “conformou” com isto como muitos teriam feito em seu lugar, ao invés disto, ele se esforçou o máximo que pode e treinou mais do que os outros para tentar provar ao mundo que ele também poderia ser um ótimo ninja, infelizmente o anime acabou se esquecendo dele e de muitos outros personagens, mas ainda sim Rock Lee conseguiu provar que o trabalho duro pode gerar bons frutos, um dos momentos mais marcantes que revelou isto a nós está no exame Chunnin quando Rock Lee enfrentou e quase derrotou Gaara, um dos ninjas mais poderosos de sua geração, sim, ele não chegou a vencer, mas chegou muito próximo à isto e isto é muito significativo, porém, se ele tivesse desistido e não se esforçado, como muitos teriam feito em seu lugar, ele com certeza teria sido derrotado facilmente por Gaara.

Existem algumas bênçãos como é o caso da salvação, que recebemos por graça sem necessidade de qualquer tipo de esforço, porém, existem outras que é necessário esforço e perseverança, sim, existem muitas bênçãos que é necessário que assim como Rock Lee você persevere diante das dificuldades, conhecem Calebe?, ele junto de Josué foram os espias que permanecerem fiéis à verdade, por conta disto enquanto quase toda sua geração morreu no deserto, ele recebeu um pedaço de terra na Terra Prometida como presente de Deus, porém, existe um pequeno detalhe, era uma terra habitada por gigantes, e Calebe um homem de 80 anos teve que enfrentá-los primeiro antes de poder alcançar sua benção, muitos em seu lugar teriam se amedrontado, mas não ele, Calebe confiante em Deus enfrentou e venceu os inimigos e alcançou aquela benção.

Outro exemplo notável de alguém que perseverou para alcançar uma benção foi Jacó, em determinado momento ele encontrou e enfrentou um Anjo para alcançar suas benção, e mesmo o anjo querendo ir embora, Jacó disse a ele “não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gn 32:26), tem noção do que ele fez? um mero mortal enfrentou um anjo para alcançar uma benção, enfim, é necessário entender que muitas bençãos só serão alcançadas assim, enfrentando adversários e obstáculos poderosos, perseverando apesar das dificuldades, talvez a razão de você não ter conseguido alguma benção que almeja tanto está simplesmente no fato de que você espera simplesmente que ela caia do céu, ao invés de ir até ela e derrotar os inimigos que forem necessários para poder "tomar posse" dela.

Mas acredito ser importante afirmar aqui é que a oração também é uma ação, muitas vezes a atitude que você precisa tomar nada mais é que orar, e insistir diante de Deus clamando por algo, me recordo aqui da mulher cananéia que foi chamada de “cachorro” por Jesus, a filha daquela mulher estava endemoniada, por conta disto ela buscou ajuda em Jesus, mas recebeu uma resposta um tanto quanto diferente do que estamos acostumados, ao invés de prontamente ajudá-la Ele disse “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15:24), mas ao invés de desistir aquela mulher insistiu, adorou Jesus e clamou “Senhor, socorre-me”, mas apesar disto Jesus permaneceu duro com ela respondendo “Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos” (Mt 15:26), porém, ainda sim aquela cananeia continuou perseverando e insistindo dizendo “Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” (Mt 15:27)

E sabe qual é o resultado da História da mulher cananeia que foi chamada por Cristo de “cachorrinho”?, ela alcançou a benção almejada, após a insistência dela Jesus respondeu “Ó, mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas...” (Mt 15:28) e desde aquele momento a filha da mulher cananeia ficou sã, se insistir e perseverar em uma petição fosse errado, Jesus logo teria repreendido aquela mulher insistente, porém, não, no final de contas o que Jesus fez foi reconhecer a fé daquela mulher, dizendo “grande é a tua fé”, infelizmente muitos em uma situação teriam desistido diante da primeira resposta negativa, muitos não alcançam diversas bênçãos pelo simples fato de se contentar com o “não”, porém, em muitos casos nós devemos ter o “dom da perseverança” assim como Rock Lee e insistir, devemos segurar o anjo e não soltá-lo enquanto não nos abençoar, devemos insistir diante de Deus mesmo diante de respostas negativas.

Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho o que apresentar-lhe; Se ele responder Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está à porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. (Lc 11:5-8)

Para encerrar cito a parábola que Jesus ensinou logo antes de falar o tão conhecido “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á;” (Lc 11:8), Ele literalmente nos ensina a “importuná-lo”, da mesma maneira que a mulher cananeia fez, esperar ser encontrado por um benção, como muitos fazem, pode ser um erro tolo, é fato que algumas bênçãos e vitórias são assim, porém, muitas vezes é necessário insistir, é necessário cair e levantar-se por diversas vezes, é necessário sangue e suor, quem dera mais cristãos fossem como Rock Lee e tivessem o “dom da perseverança”, a quantidade de bênçãos perdidas pela falta de perseverança é certamente incontável, porém, que não seja você mais um destes, insista!, é fato que em alguns casos mesmo insistindo não alcançaremos, como foi o caso de Paulo com seu espinho na carne, porém, ainda sim, existem muitos casos que somente alcançaremos se insistirmos!

Comentários

  1. Ei Matheus, só passando para falar que o conteúdo que você produz é incrível. Eu li várias de suas postagens, achei muito legal a forma que você consegue traçar paralelos entre os ensinamentos, instruções de Deus e os animes. Depois de ler algumas de suas postagens não podia deixar de reconhecer o trabalho envolvido, obrigado pelo conteúdo e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...