“Ninguém nasce neste mundo para ser completamente sozinho” (Jaguar D. Saul)
Jaguar D. Saul foi um gigante vice-almirante da Marinha que resolveu desertar e sacrificar sua vida para salvar a jovem Nico Robin, de maneira resumida o que ocorreu foi o seguinte, o povo de determinada Ilha tinha um conhecimento que a Marinha considerou perigoso demais, por conta disto, a Marinha simplesmente decidiu destruir TODA aquela Ilha, matando todos os seus habitantes, até mesmo uma criança como Robin, pelo simples fato de acharem que eles “sabia demais”, mas enfim, Saul pode ter morrido como um desertor para seus antigos companheiros marinheiros, mas ainda sim, ele morreu como um herói, salvando a vida de uma criança que foi injustamente acusada de criminosa. (A Marinha colocou uma recompensa relativamente alta pela cabeça da Robin, e a partir disto ela passou a ser considerada como a “Criança Demônio”)
Saul não somente salvou a vida da Robin, mas ensinou a ela algumas preciosas lições, uma delas eu já abordei em um texto anterior, que é “sorrir sempre” mesmo diante das dificuldades, o próprio Jaguar D. Saul continuou sorrindo mesmo diante da morte, e a outra lição que é o foco principal deste texto se resume na frase que citei a princípio “Ninguém nasce neste mundo para ser completamente sozinho”, Robin poderia estar sozinha naquele momento, mas Saul sabia que em algum momento ela encontraria companhia, iria encontrar preciosos amigos, e esta lição não é meramente uma “frase bonita”, mas sim, uma lição preciosa útil inclusive para nós cristãos, na verdade, principalmente para nós.
![]() |
(Jaguar D. Saul sendo morto por congelamento) |
Posteriormente Nico Robin acabou se juntando a Tripulação Pirata do Protagonista de One Piece, a sua função pode ser um tanto quanto estranha à primeira vista, ela é uma Arqueóloga, não é o tipo de função que você espera que alguém exerça em uma Tripulação Pirata, porém, tudo indica que futuramente ela será muito importante, principalmente pelo fato de que ela é a única que consegue ler determinados escritos antigos (e é justamente este conhecimento que a Marinha considera perigoso), mas enfim, o que é importante abordar aqui é que dentro de uma Tripulação, cada um exerce uma função, alguns exemplos são Chopper (o médico), Sanji (o Cozinheiro) e Nami (A Navegador), enfim, cada um exerce o seu ofício, além disto, em determinado episódio o próprio protagonista reconhece a importância de seus companheiros, dizendo que não consegue fazer aquilo que eles fazem.
Por enquanto está subentendido, porém, deixe me clarear mais, algo importante de se entender entender é que o ser humano não é auto suficiente, nós não fomos criados para sermos capazes de fazer tudo sozinhos, tanto é que dentro da Igreja mesmo que cada um de nós tenhamos nossos próprios corpos, ainda sim somos considerados como “membros”, ou seja, partes de um corpo, sim, membros separados são apenas partes, não podem ser considerados como um corpo completo, além disto, cada membro tem uma função, da mesma forma que não pode se esperar que um nariz seja usado para enxergar assim também, não se pode esperar que determinada parte de um corpo cumpra uma função que não tem a ver com ela. Da mesma forma que em uma tripulação pirata cada um tem sua função assim também no mundo real cada ser humano foi criado com um propósito diferente, e isto é real principalmente dentro da Igreja.
![]() |
(Nico Robin quando criança) |
“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.” (1 Coríntios 12:14-21)
Algo importante para se dizer antes de prosseguir é, da mesma forma que o Cozinheiro não é mais importante que o Médico em uma tripulação pirata, ou vice-versa, os membros do corpo de Cristo tem a mesma importância, sim, exercem funções distintas, mas não quer dizer que um seja melhor do que outro, e muito menos deve dizer que não tem necessidade dos outros, muitos se enganam, ao ponto de tentarem fazer tudo sozinhos, porém, isto é uma grande ilusão, uma pessoa pode ter diversos dons, mas nunca terá todos, ninguém nem mesmo os mais talentosos entre nós conseguem fazer tudo sozinhos, Deus não nos criou para sermos autossuficientes, Deus não nos criou para sermos completamente sozinhos, Jaguar D. Saul estava certo.
Mesmo que você nunca se case, mesmo que você seja totalmente órfão de uma família de sangue, ainda sim, existe neste mundo companhias para você, existem amigos que você pode encontrar, amigos estes que podem se tornar tão importantes quanto irmãos, na verdade como cristãos, todos os filhos adotivos de Deus acabaram se tornando irmãos, enfim, você pode achar que não precisa deles, você pode achar que consegue se virar sem precisar de ajuda, mas ainda sim, estas companhias são importantes, são necessárias em nossa jornada terrena, neste sentido o próprio Jesus nos deu o exemplo, mesmo sendo Ele o Deus Onipotente, ainda sim, ele teve companhia, fez discípulos, e mais do que isto, fez amigos, algo confirmado pelo fato de como Ele próprio disse “Ninguém tem amor maior do que este, de dar a sua própria vida pelos seus amigos” (Jo 15:13) João, Pedro e Tiago, por exemplo, não eram meros “subordinados” do “Capitão” Jesus, eram amigos dele.
Lembro-me de uma História que acredito ser pertinente, ainda mais com o Aniversário da Reforma chegando, certo sapateiro se converteu, e em dúvida sobre o que deveria fazer para servir a Deus questionou a Lutero sobre isto, a princípio ele achou que Lutero iria dizer para que ele largasse o ofício e se tornasse um pregador, mas não foi esta, e sim “faça um bom sapato e venda-o por um preço justo”, fazendo isto ele serviria a Deus, pastores e pregadores são importantes, sim, são, mas nem tudo deve largar tudo para se tornar um, nem todo membro do corpo tem esta função, muitos servirão a Deus em outros ofícios, o servirão fazendo aquilo que o SENHOR os criou para fazer, cada membro do corpo deve realizar sua função, e se contentar com isto, e não ficar tentando realizar a função de outros, só porque esta função parece mais “nobre” do que outra, infelizmente muitos erroneamente considerando alguns ofícios melhores do que outros, ou mais agradáveis a Deus, acabam tentando se “encaixar” onde não deveriam, poderiam estar glorificando e servindo a Deus bem melhor se estivessem realizando aquilo que foram chamados para fazer, mas ao invés disto estão iludidos tentando exercer algo para o qual não foram criados.
Enfim, não se isole, busque companhias, não se engane, você não é auto suficiente, você precisa dos outros, mesmo que naturalmente falando você seja uma pessoa, tendo assim tem seu próprio corpo, ainda sim, “espiritualmente” falando você é apenas um membro, e nenhum membro é capaz de fazer tudo sozinho, por exemplo, você pode acaso vê braços e pernas vivos andando por aí sem o resto do corpo? é claro que não, isto seria absurdo, da mesma forma um braço sem o resto do corpo está morto, somente viverá realmente se estiver junto ao corpo, infelizmente nem toda companhia é boa, primeiramente Nico Robin, por exemplo, acabou conseguindo algumas companhias ruins (no caso a Baroque Works) antes de se juntar a tripulação do protagonista, mesmo assim, da mesma forma que ela não desistiu de ter amigos, de ter companheiros, mesmo com uma experiência não tão agradável a princípio, nós também devemos ser assim, sim, devemos entender que enquanto estivermos nesta Terra, para vivermos de verdade e não meramente existirmos necessitaremos dos outros.
Comentários
Postar um comentário