Pular para o conteúdo principal

SGC #116 - Quem é melhor, Batman ou Superman?

Batman e Superman são dois dos maiores super heróis da ficção de todos os tempos, mas qual dos dois é o melhor?, esta pergunta é um dos maiores debates do mundo nerd e é respondida de diversas maneiras pelos fãs, vários são os motivos pelos quais alguém é levado a ter uma afinidade maior por um do que por outro, e existem também aqueles que não gostam de nenhum dos dois, mas será que existe uma resposta correta para esta pergunta?, e será que esta resposta pode ser útil de alguma maneira para nós cristãos?, leia e descubra!

Algumas edições atrás, nas histórias do Batman, ele conversava com a Mulher Gato, sobre convidar ou não o Superman para o seu casamento, e nesta conversa Bruce, comentou sobre diversos pontos do homem de aço, pontos estes que o colocariam em um nível acima do dele, como se alguém como o Superman jamais seria amigo de alguém como ele, paralelamente Clark conversava com Lois Lane, e nesta conversa o assunto era o homem morcego, da mesma forma que Batman acabou “exaltando” e admirando o Superman como alguém superior e melhor do que ele, o Superman estava fazendo a mesma coisa!

“Todas as crianças são inspiradas por ele. Ele é um homem melhor do que eu” (Batman falando sobre Superman)
“Todos querem ser ele. Ele é um homem melhor do que eu” (Superman falando sobre Batman)

Se fosse possível perguntar diretamente ao Batman, quem é melhor, ele ou o Superman, a resposta de maneira simples seria “O superman”, enquanto se perguntássemos ao Superman quem é melhor, a resposta seria “O batman”, enquanto os fãs debatem, e em alguns casos até entram em brigas para tentar decidir quem é melhor dentre os dois heróis, os heróis acabam tendo uma “admiração” recíproca um pelo outro, sabendo enxergar o melhor do outro, mas o que é que podemos aprender com isto?, nós vivemos em uma geração que busca se “autoafirmar”, aonde cultivam uma “Super” Autoestima, considerando-se melhores do que os outros, exaltando suas próprias qualidades, enquanto diminuem a dos outros, mas a verdade é que o padrão bíblico é outro, a forma de agir bíblica é justamente a forma como Batman e Superman agiram!

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:4)

Apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses esmaga em pedaços totalmente esta visão humanista que busca exaltar o “Eu”, acima dos outros, ele nos ensina “cada um considere os outros superiores a si mesmo”, a forma de Batman e Superman agirem, apesar de ser um “absurdo” na ótica humanista, é na verdade bem bíblica, ao invés de se auto-afirmarem como melhores do que o outro, eles fazem o oposto, e este oposto é justamente uma maneira correta de se agir, uma maneira humilde, e bíblica, foi algo que não foi dito “da boca para fora”, e sim com sinceridade, existem infelizmente aqueles que dizem que “os outros são melhores”, porém, da boca para fora, de maneira hipócrita, sem sinceridade, apenas para passarem uma falsa impressão de “humildade”, estes também estão errados, quando fazemos isto, devemos fazer com sinceridade, e não com a intenção de “aparecer”.

Muitos consideram o Apóstolo Paulo como um dos maiores, se não o maior Apóstolo de todos os tempos, devido ao alcance de sua obra missionária, mas, se tivéssemos a oportunidade de perguntar ao próprio Paulo, qual o melhor ou maior dos Apóstolos, a resposta jamais seria ele mesmo, podemos ser "extraordinários", assim como Batman e Superman são excepcionais, ainda sim, devemos cultivar uma humildade, considerando os outros melhores do que nós mesmos, sei que isto não é fácil, mas ainda sim, é algo que deve ser feito.

“Ele é um homem melhor do que eu”, “Ela é uma mulher melhor do que eu” etc.., que estas frases, sejam comuns, em nosso dia a dia, que cultivemos a humildade, nesta Terra aquele que mais poderia se vangloriar de suas qualidades, foi aquele que mais teve humildade, este é Jesus Cristo, filho de Deus, e Ele nos deu o exemplo, se Ele que tinha inúmeras razões para ficar se considerando melhor do que os outros, foi humilde, ao ponto de ser batizado por alguém “inferior a ele”, ou lavar o pé de seus discípulos, quanto mais nós, que somos cheios de defeitos, devemos ter humildade também, mesmo que por algum acaso sejamos nós extraordinários com o Batman ou o Superman, ainda sim, devemos ser humildes!

Enfim, que esta lição que não é simplesmente uma lição de heróis da ficção, como também de um verdadeiro herói do mundo real, seja realidade em sua vida, não cultive a arrogância, não se deixe cegar pela “Super” Auto-estima que o mundo pregue, mas viva a verdade bíblica, considerando os outros melhores do que você, ou melhor dizendo, considerando os outros melhores do que nós, isto certamente pode parecer um absurdo para muitos, mas ainda sim, é a melhor maneira de se proceder, e acredite no final de contas valerá muito a pena.

(Se tiver oportunidade Leia a Edição #36 da Revista “Batman Rebirth”, que é a edição que apesar de “simples”, teve um peso enorme, por mostrar a visão dos próprios heróis, sobre quem seria melhor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...