Pular para o conteúdo principal

SGC #39 - Não menospreze o Bardo

No Universo de One Piece existem diversas funções que são consideradas como essenciais em uma tripulação, como por exemplo, Médico ou Cozinheiro, porém, existem outras que são tratadas como “opcionais” ou descartáveis por muitos como é o caso dos “Bardos” ou músicos em geral se preferir, mas será que esta forma de tratamento é correta? eu diria que não, o bardo apesar do preconceito que recebe mundo à fora por muitos é uma função de grande importância. A música é na verdade parte recorrente da vida humana, ela está presente desde de momentos de alegria e festa até momentos de tristeza e luto, sabia que uma das principais razões para alguém preferir o anime ao mangá de uma obra é justamente pelo fator musical? sim, a música realça os sentimentos tornando-os mais nítidos e perceptíveis, eu diria que ela simplesmente torna a vida mais bela e aqueles que tem o sentido da audição deveriam ser gratos à Deus por isto.

Eu diria que a principal razão da música ser importante é o fato de que nós não somos meramente seres “carnais”, o seu corpo não resume tudo que você é, cada ser humano tem sua alma e suas emoções, e nisto nem sempre um médico ou cozinheiro, por exemplo, conseguem alcançar, sim, muitas vezes é justamente a música que alcança lugares importantes da vida de um indivíduo permitindo tratar assim feridas e problemas para os quais remédios convencionais e visíveis normalmente não seriam o suficiente.

Na Bíblia encontramos o caso de Saul aonde sua alma era atormentada por um espírito maligno, porém, quando seu servo Davi tocava harpa diante dele, Saul sentia alívio e ficava melhor, a realidade é que a música é como um remédio ou como a comida, mas não para o corpo, e sim para a alma, uma alma bem alimentada de boa música é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor, não é a toa que existem terapias feitas na base da música ou então os “doutores da alegria”, pessoas que tentam levar a alegria para pessoas enfermas utilizando dentre outros meios, a música.

Quem não se lembra da icônica cena retratada no famoso filme Titanic, aonde a orquestra diante do desastre ao invés de fugir e desesperar preferiu tocar uma música, algo parecido ocorreu com Brook e sua primeira tripulação, eles foram contaminados por uma doença curável e ao invés de dar lugar ao desespero eles passaram seus últimos momentos de vida cantando e dançando, na prisão Paulo e Silas cantaram, e segundo a História na fogueira houveram mártires que em seus últimos momentos de vida optaram por passá-los cantando.

A verdade é que eu não preciso ir longe para perceber o poder da música, eu conheço pessoalmente o quão poderosa ela pode ser, eu sofro de um transtorno chamado Fibromialgia, que basicamente de uma forma resumida seria uma doença que transforma estresse em dor, e remédios convencionais para dor não funcionam contra esta doença, porém, a música é capaz de ter um efeito desestressante que é capaz de amenizar estas dores, sem medo de errar eu digo não sou o primeiro e certamente não serei o último que terei a música como uma forte aliada.

Eu diria que a música é uma maneira de triunfar sobre a dor, sim, me recordo de um belo exemplo, um homem que perdeu pessoas importantes em um trágico acidente, e que acabou escrevendo uma música que ficou conhecida como “It’s well with my soul” que de uma maneira literal seria “Está tudo bem com minha alma”, nesta canção ela afirma que independente do que ocorra sua alma estará bem, pois, está firme em Jesus, esta música foi traduzida para o português como “Sou Feliz com Jesus”, mas enfim, este é mais um exemplo de como a música pode ser uma reação melhor do que o desespero diante de algo não tão agradável como é o caso de dor e sofrimento. A verdade é que não somente esta mas diversas das mais belas canções que você pode encontrar foram escritas em momentos de grande angústia e sofrimento, diversos dos Salmos de Davi, que podem também ser considerados como música foram escritas em momentos de dificuldade dele.

No final de contas eu afirmo sem medo de errar, não, o Bardo não é irrelevante e descartável, a boa música não é simplesmente uma expressão de arte é uma forma da própria alma se revelar e tocar a alma dos ouvintes, ela é capaz de tratar feridas que a medicina convencional não é capaz de lidar, feridas da alma que podem doer tanto ou até mais que feridas do corpo, uma aliada que pode nos ajudar tanto a suportar com mais leveza os momentos mais difíceis quanto à tornar ainda mais alegre os momentos felizes, eu ousaria dizer que a não ser que você seja surdo é loucura viver sem a música, e bom, nem sempre você é capaz de “fabricar” sua própria música adequada para o momento que está vivendo e aí que está a grande importância dos “bardos” ou músicos se preferir (Eu mesmo amo musicas tocada no Sax mas não tenho qualquer aptidão para tocar um Sax).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...