Pular para o conteúdo principal

SGC #38 - Mulher Maravilha e um Sorvete


Existe uma cena curta no filme de no máximo uns 10 segundos aonde pouco antes de partir para Guerra, Diana é abordada por um vendedor de Sorvetes que os vende por um valor bem irrisório até mesmo para a época, e Steve compra um para ela, a amazona delicia-se com o doce gelado e congratula ao vendedor dizendo que ele devia estar bem orgulhoso daquilo que fazia, mas será que podemos tirar alguma proveito de algo tão simples e aparentemente tão insignificante? a resposta é sim, podemos!

Diana nasceu e cresceu em uma ilha mitológica isolada da humanidade e com isto não teve contato com diversos avanços obtidos pelo ser humano, isto tem seus pontos positivos de certa forma pois perdeu diversas abominações feitas pelo homem, mas perdeu também boas invenções, e uma desta é a simples sobremesa gelada chamada de sorvete, ela provou aquilo e achou delicioso e de forma sincera parabenizou o vendedor pelo produto que ele estava vendendo, a lição que quero trazer aqui é mostrar como alguma coisa simples pode ser preciosa quando é algo que não temos.

Muitos são os motivos que levariam uma pessoa a nunca ter tomado um sorvete na vida, não necessariamente ela precisaria viver isolada em uma ilha, mas talvez viver em um isolado país socialista iria acabar influenciando bastante nisso, existem muitos casos em que talvez por motivo de doença seja necessário que ela se abstenha não somente de sorvetes mas também de qualquer tipo de alimento gelado ou então por conta de uma intolerância a lactose ou à outro composto que faça parte do sorvete ela não possa saboreá-lo sem acabar passando mal, muitos com certeza tem uma vontade enorme de poder provar ao menos um sorvete mas não podem fazer isto, com certeza muitos também jamais parabenizaram um vendedor de sorvetes pelo que ele está fazendo mas isto se dá pelo fato deste tipo de coisa já ter se tornado comum para nós, imagine se você jamais tivesse provado Sorvete ou algum tipo de doce delicioso ou então qualquer outro tipo de alimento saboroso ao paladar, será que não ficaria grato de certa forma com a pessoa que produziu tal coisa tão deliciosa para você?


(Cena do Sorvete no Filme e em uma adaptação animada)
É um fato que não sabemos dar valor às coisas, principalmente quando elas se tornam comum para nós, mas outra verdade é que muitos gostariam bastante de estar em nosso lugar e ter a possibilidade de provar as mesmas coisas que provamos isto inclui até mesmo o mais simples de todos que seria um copo de água pura, muitas pessoas não têm acesso à água ou quando tem ela vem cheia de sujeira e outras coisas, eu gostei bastante desta cena do filme apesar de ser curta pois mostra alegria, gratidão e reconhecimento de como algo simples pode ser precioso.

Esta série de textos tanto os comuns quanto os especiais como são o caso destes textos relacionados ao recente filme da Mulher Maravilha visa mostrar como é possível encontrar graça em coisas “comuns” e “seculares”, como é possível usar até mesmo aquilo que utilizamos por lazer e prazer para a glória de Deus, e algo que gostaria de trazer para a reflexão nesta simples cena de uma mulher tomando seu primeiro sorvete na vida é também o fato daqueles que se abstém de algo por mera opção.

Qual o sentido de nos abstermos de algo que não é pecado?, se algo é pecado obviamente devemos nos afastar dele, mas porque nos abster de coisas boas criadas por Deus?, muitos fazem isto argumentando que querem viver uma vida de santidade separada para Deus, mas com tantas maravilhosas coisas que Deus criou (isto inclui como já disse anteriormente inclusive aquelas que foram feitas por mãos de ímpios e pagãos, pois todo dom perfeito vem de Deus e é Ele quem dá sabedoria tanto para justos quanto para injustos) porque deixá-las de lado apenas argumentando que assim viveríamos uma vida santa? se elas não são pecado não iriam manchar nossa santidade e não somente isto podemos utilizá-las com alegria e para a glória de Deus, pense também nas coisas que muitos queriam ter a oportunidade de fazer, ter, comer ou beber e você tem essas oportunidades mas por algum motivo escolhe se abster dessas coisas sem que elas sejam pecado ou conduzam seus irmãos ao pecado. Obviamente nem tudo pode ser aproveitado principalmente porque certas coisas são pecado, mas é possível reter tantas coisas boas nesta vida para a glória de Deus.

Dependendo da perspectiva Mulher maravilha é um filme de mitologia pagã, secular e com seus defeitos, mas para um bom apreciador da vida eu diria que é um ótimo filme no qual não somente é bom para nosso lazer e prazer mas como também existe graça que pode ser aproveitada para nossa edificação e crescimento, um fato é que muitas pessoas gostariam de ter a oportunidade de ir aos cinemas e assistir um bom filme como este, não existe pecado algum nisso, se você se abstém daquilo que não é pecado, reflita se este é realmente o melhor caminho para se seguir, é certo que certas coisas que não são pecado a princípio podem conduzir a pecados no futuro mas tirando estes casos que costumam ser exceções, a regra é que aquilo que não é pecado pode ser aproveitado para a glória de Deus, e aproveite e viva até mesmo os pequenos detalhes da mesma forma que a Amazona foi capaz de saborear e ser grata por algo tão simples para a maioria de nós e como ela fez parabenize o “criador” destas coisas, se Deus criou coisas boas será que agradamos a Ele deixando estas boas coisas de lado? não agradaria e glorificaria mais ao Criador se aproveitássemos o máximo que conseguirmos de cada detalhe bom da criação?

Infelizmente cegos por uma falsa religiosidade muitos não sabem que tudo que aquilo que não é pecado pode ser feito para glória de Deus, como está escrito

Portanto quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa fazei tudo para glória de Deus.” (1 Co 10:31)

Valorize a criação por conta de quem a fez, e aproveite cada bom detalhe dela para a Glória de Deus, não se esquecendo de sempre congratular e parabenizar o Criador e se lembrar antes de tudo que a criação é importante devido quem a criou, é Deus quem dá valor às coisas criadas, sem Ele não existe valor em coisa alguma, nós nos alegramos nas coisas criadas por causa de quem as criou, nós não as deixamos de lado como muitos fazem pois estas coisas foram criadas por Deus com propósito e em sua maioria também para nossa alegria.

Uma maneira boa de aproveitar a vida é saber enxergar além do óbvio, a cena utilizada como base para este texto para muitos pode parecer tão simples ou insignificante comparada com as várias cenas de ação do filme, quem é que escolheria esta cena por exemplo como a sua favorita do filme? provavelmente ninguém ou então quem a utilizaria como base para fazer uma resenha ou resumo desta obra cinematográfica, a resposta facilmente continua sendo ninguém, ainda sim uma simples cena de uma mulher tomando um sorvete pode trazer uma grande reflexão e aprendizado assim é com tantas coisas aparentemente simples e até mesmo “insignificantes” da vida, para aqueles que sabem observar podem trazer significados e aprendizados suficientes para fazer inúmeros “textões”, para encerrar uma última reflexão que eu gostaria de trazer é imagine quantas coisas você ficaria realmente feliz e grato(a) de fazer se fosse a primeira vez que você estivesse fazendo, se você chegou até aqui provavelmente você é capaz de ler, mas imagine se você fosse cego(a) e este fosse o primeiro texto que estivesse lendo em toda a sua vida, será que não ficaria feliz por ser capaz de ler? mesmo que este não seja o melhor texto de todos, de igual forma aquele sorvete com certeza não era o melhor de todos, mas sendo este o primeiro será que isto não te traria alegria pelo fato de antes você nunca ter experimentado nada igual? e além disto será que você não teria gratidão e parabenizaria o criador da Visão e aquele que deu aptidão aos homens para serem capazes de ler e escrever?, enfim, fazendo este tipo de reflexão sobre as mais variadas coisas da sua vida talvez você consiga enxergar o quão valiosas cada uma delas são e acima de tudo isto o quão magnífico e digno de glória e congratulações o Criador de todas elas é.

Links para os outros dois especiais sobre o Filme
-Mulher Maravilha, a Depravação do Homem e os Horrores da Guerra
http://textoscristaossolideogloria.blogspot.com.br/2017/08/serie-sobre-graca-comum-especial-mulher_8.html
-Mulher Maravilha e os Heróis de Vanguarda
http://textoscristaossolideogloria.blogspot.com.br/2017/08/serie-sobre-graca-comum-especial-mulher.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...