Pular para o conteúdo principal

SGC #15 - Não faça parte do Mundo Bizarro

Bizarro é uma espécie de clone do Superman, tem alguns poderes parecidos com o herói, como super força e capacidade de voar, porém, já outros são justamente o oposto, por exemplo, enquanto o Super Homem tem sopro gelado e visão de calor, Bizarro tem um “sopro de fogo” e “visão congelante”, enfim, ele é um dos vilões mais conhecidos do Superman, e ao longo dos anos teve diversas versões, porém, o que me fez escolhê-lo para fazer parte dessa série de textos é algo que é comum na maioria das suas versões…

O jeito de Bizarro falar é literalmente “bizarro”, primeiramente porque ele fala dele mesmo na terceira pessoa, como por exemplo “Bizarro ama Superman”, e não somente isto, o que ele quer dizer é justamente o oposto, então nesta frase, com “ama” ele quer dizer que odeia o Super Homem, este fato de dizer justamente o oposto daquilo que ele realmente quer, acabou gerando diversas confusões em muitos momentos, e eu diria até que certas versões dele se fossem bem compreendidas podiam facilmente se tornar heróis.

Com este jeito estranho de falar, podemos tirar duas lições, a primeira é que podemos acabar julgando mal uma pessoa, nem sempre os indivíduos têm as mesmas capacidades que nós, digo por exemplo, muitos assim como Bizarro falam de um jeito estranho, não porque querem, mas porque simplesmente foram criados dessa maneira, além disto nem todos tiveram as mesmas oportunidades de estudos que nós tivemos, por isto é loucura esperar que as pessoas sempre tenham um “Português” claro e cheio de palavras bonitas, óbvio que a maioria tem a preferência por aqueles que falam de maneira mais fácil de se compreender, mas em muitos casos precisamos exercer o Amor ao nosso próximo tentando entender o que ele realmente quis dizer, mesmo que a forma como ele tenta se comunicar pareça muito “bizarra” para nós, como disse anteriormente, em diversos casos o Bizarro acabou se tornando um vilão simplesmente pelo fato de que foi mal compreendido pelos outros, (além também de ser pré julgado por conta de sua aparência), enfim, por conta dos julgamentos ele acabou se tornando o vilão que muitas pessoas pensaram que ele sempre foi. Se as pessoas buscassem compreendê-lo e entendê-lo poderiam ter conseguido um poderoso aliado (ele pode não ser tão poderoso quanto o Superman, mas ainda sim, chega bem próximo).

(Versão Bizarra da Supergirl, na Série Suprgiel atualmente exibida pelo Canal de TV CW)

A segunda Lição que podemos tirar, é que curiosamente vivemos em Mundo de Bizarros, muitas pessoas dizem algo, quando na verdade querem dizer justamente o oposto, um exemplo que é seguido por muitos não somente no mundo, como também dentro da Igreja, e o pior de tudo é que ao contrário de Bizarro que faz isto de maneira não intencional, isto é feito por eles de maneira proposital, buscando os seus próprios interesses que na maioria dos casos é pecaminoso.

Além daqueles que dizem algo querendo dizer justamente o oposto, existe outro tipo, que talvez seja ainda pior, quando isto é complementado com ações, pessoas que dizem algo, mas fazem o oposto com suas ações, dizem palavras bonitas, e certamente bem mais fáceis de se entender do que as palavras ditas pelo Bizarro, mas com suas ações demonstram justamente o oposto, com a boca dizem amar, mas com as obras demonstram que na verdade odeiam, o verdadeiro cristão deve evitar a mentira, primeiramente pelo fato de termos o mandamento de “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Ex 20:16), segundo pelo fato de a mentira ser considerada a filha do Diabo, enquanto a Verdade é o filho de Deus, e terceiro pelo fato de que não devemos amar simplesmente com palavras, e sim com ações de verdade como nos ensina o Apóstolo João (1 Jo 3:18), não que seja errado dizer “Eu te amo”, ou demonstrar com palavras, mas nossas palavras perdem seu valor se não forem confirmadas pelo que fazemos.

Tu, pois, que ensinas a outrem, não ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?” (Rm 2:23), por causa de pessoas que pregavam uma coisa, e viviam outra, o nome de Deus era blasfemado entre todos os povos (Rm 2:24), não que devamos ser perfeitos para pregar o Evangelho, se fosse assim ninguém deveria pregá-lo a não ser o próprio Jesus, porém, devemos evitar agir como o “Bizarro”, que com a boca diz algo, mas que com as ações demonstra algo totalmente diferente, nossa pregação, e nossas palavras, precisam ser confirmadas por aquilo que fazemos, caso contrário seremos nós não somente uma versão real do Bizarro, como também hipócritas que envergonham o Evangelho, ou então da mesma forma que Bizarro é uma cópia “mal feita” de Superman, acabaremos sendo como cristãos cópias “mal feitas” de Cristo, bem diferentes do original.

Não faça você também parte deste “mundo bizarro” que vivemos hoje, como disse você não precisa ser perfeito, mas ao menos seja honesto, não finja gostar ou amar algo, quando na verdade odeia e detesta aquilo, o oposto também é verdade, não finja odiar, quando na verdade você ama, você pode conseguir enganar os outros, mas no final de contas nunca conseguirá enganar a Deus, Ele sabe toda a verdade, como cristãos precisamos ser cópias parecidas com Cristo, e não “cópias bizarras”, que nossas palavras estejam alinhadas com aquilo que realmente pensamos e sentimos, porém, que nos sentimentos e pensamentos estejam alinhados com a vontade de Deus, para que assim não somente queiramos o que é certo, como também pratiquemos o que é bom, e assim não sejamos nós contradições, que dizem uma coisa, quando querem algo totalmente diferente, que dizem “eu te amo” quando na verdade tudo que sentem e pensam na verdade é “eu te odeio”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...