Pular para o conteúdo principal

SGC #1 - Saiba enxergar além dos fracassos, aprendendo com o exemplo do Jiraya

Jiraya é um dos personagens do Anime Naruto, ele faz parte de um grupo de 3 ninjas que receberam o título de ninjas lendários, um título e tanto que não é dado a qualquer um, Jiraya está entre os personagens mais fortes e respeitados de sua Aldeia, porém, apesar de seu importante título, sua vida foi cheia de "fracassos" como ele próprio lembrou pouco antes de sua morte.

Desde sua infância ele foi rejeitado por diversas vezes por sua colega de equipe Tsunade recebendo diversos foras e pancadas dela, enquanto isto seu outro amigo e colega de equipe trilhou um caminho de escuridão o qual ele não pôde impedir. Seu mentor perdeu a vida lutando contra ninguém menos que seu amigo citado anteriormente, e Jiraya foi incapaz de protegê-lo.

Um de seus pupilos perdeu sua vida para proteger a Aldeia onde eles vivem e Jiraya também não estava lá para ajudá-lo, outro de seus aprendizes se tornou o líder da organização mais perigosa do mundo, foi tentando impedir que este aprendiz continuasse com seus terríveis planos que Jiraya acabou morrendo, mas o que é que poderíamos aprender com um “fracassado” como o Jiraya?

Apesar de suas habilidades especiais como um ninja, ele era um ser humano falho e pecador como nós, tanto é que um dos títulos que recebeu também foi de “Ero Sannin” que traduzido seria “Sábio Tarado”, mas ainda sim podemos aprender muito com ele.

Temos muitas vezes o costume de “escrever nossos sucessos na areia e entalhar nossos fracassos em pedras” parafraseando um antigo pregador, assim logo vindo as ondas da vida nossos sucessos são esquecidos enquanto nossos fracassos permanecem sendo lembrados. Apesar de todos seus fracassos, Jiraya ainda havia encontrado um “grande sucesso”, ele gostava de escrever histórias, e o nome do protagonista dos seus livros foi escolhido pelo seu primeiro pupilo citado para ser o nome de seu filho, filho este que se tornou aprendiz do Jiraya posteriormente e é ninguém menos que o protagonista do Anime.

(Em um combate importante no anime aparecem atrás de Naruto, Minato e Jiraya, ambos já estavam mortos naquele momento mas suas influências permaneciam vivas na vida do Protagonista)
Ele serviu de inspiração além de ensinar aquele que viria a se tornar o Salvador da sua Aldeia no futuro, e não somente isto, pouco antes de morrer ele conseguiu que uma mensagem fosse transmitida para o seu discípulo e esta mensagem permitiu que o Naruto conseguisse derrotar Pain que era o discípulo líder da organização perigosa.

Antes de morrer apesar de pensar em seus vários fracassos, logo Jiraya percebeu que havia um grande sucesso em sua vida, e um fato que podemos aprender com isto é que nem sempre nossos sucessos estão em nós mesmos, às vezes os maiores deles estão na vida das outras pessoas e como elas foram impactadas e transformadas através de nós. A Forma que nossa vida impacta outras vidas é algo que mostra que estamos realmente vivos e não simplesmente existindo e que realmente vale a pena estar vivo, isto é uma característica compartilhada por muitos cristãos, sua jornada terrena aparentemente é cheia de grandes fracassos mas muitos deles carregam grandes sucessos na vida de outras pessoas que foram impactadas por suas vidas. (Infelizmente existe uma interpretação errada dentro de muitas denominações de que a vida do cristão deve ser um "mar de rosas" cheio de vitórias, mas não é bem assim que as coisas são, a vida dos cristãos genuínos é cheia de espinhos e fracassos também)

Uma grande vantagem que temos sobre o Ero Sannin é que este impacto não é somente nesta vida mas muitas vezes alcançando à eternidade, mesmo que encontremos grandes dificuldades e fracassos aqui na terra conseguimos sucesso na eternidade pela forma como nossa vida foi usada por Deus para fazer a diferença na vida dos outros, sim, vivendo a Palavra de Deus, seguindo o exemplo de Paulo, sendo um imitador de Cristo, não levando o Evangelho somente através de palavras, mas também de ações nós conseguimos fazer a diferença não somente na vida terrena dos outros, mas também na vida eterna. Os cristãos muitas vezes são a "Bíblia que o mundo vai ler". (As palavras são fundamentais para a pregação do Evangelho, porém, é muito importante que a nossa vida reflita aquilo que pregamos, caso contrário seremos hipócritas que pregam uma coisa e vivem algo que contradiz aquilo que estão pregando)

Um exemplo prático de um ponto muito importante na pregação do cristão, que deve ser refletido em seu exemplo e ações, é o Amor, de nada adianta você viver pregando o amor, se você não ama de verdade, ao invés disto como escreveu o Apóstolo Paulo "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade." (1 Jo 3:18), não que seja errado amar com palavras, porém, o que é errado é que nosso amor se resuma somente a isto, o amor precisa ser refletido em nossas ações, no nosso exemplo, e é assim que nós seremos reconhecidos como discípulos de Cristo Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13:35), através do Amor que temos uns pelos outros, a verdade é que no final de contas na Bíblia em nenhum momento relata Jesus dizendo "Eu te amo" com palavras, porém, em diversos momentos podemos ver o Amor de Jesus na prática através de suas ações. Infelizmente o amor de muitos esfriou, e assim o seu exemplo fica muito prejudicado. (Importante comentar que o Amor, só é Amor genuíno, quando vem acompanhado da Verdade, isto que "aceita qualquer coisa" que o mundo chama de amor, é uma falsificação barata do Amor. O Verdadeiro amor se alegra com a Verdade e não foge dela ou a nega como o falso amor faz.)

Ainda existe uma grande lição que podemos aprender com o “Ero Sannin”, que seria um ensinamento que de certa forma ele acabou aprendendo ainda mais com seu discípulo Naruto, e é até o nome da música tema de sua Morte, “The Guts to Never Give Up”, que seria “A Coragem para nunca desistir”, desistir na maioria das vezes é o caminho mais fácil e cômodo, lutar por aquilo que acreditamos na maioria das vezes é difícil e exige esforço e foi isto que ele fez, ao invés de seguir o caminho fácil de desistir continuou lutando pelo que acreditava mesmo que isto no final de contas fosse custar sua vida como acabou acontecendo.

Dificuldades e Fracassos podem ser para nós “pesos” ou então podem servir como experiência e nos ajudar a avançar, nos ensinar como lidar com estes problemas quando os encontrarmos com eles novamente ou então até mesmo como enfrentar problemas e dificuldades ainda maiores. Eu diria também que se você não é capaz de entregar sua própria vida por aquilo que acredita, você provavelmente não acredita naquilo que diz acreditar, desistir de lutar por aquilo em que acredita não é simplesmente fugir e sim provar que na verdade você não acreditava o suficiente naquilo, enfim espero eu que os fracassos não te paralisem, como tem feito com muitos que devido a diversos fracassos simplesmente desistiram de tentar inclusive coisas muito boas (alguns desistem até de pregar o Evangelho devido ao fato de não obter os "resultados" esperados, por exemplo), que ao invés de serem um peso eles sirvam como um aprendizado, espero também que nós consigamos ser imitadores genuínos de Cristo, e não hipócritas que o honram com os lábios mas tem seu coração longe d'Ele, espero que mesmo diante do fracasso ainda busquemos adorar a Deus, não sendo como aqueles que agem como "interesseiros" que adoram o SENHOR somente quando este os dá o sucesso e aquilo que eles procuram, mas que permaneçamos firmes mesmo diante do "NÃO" e de diversos fracassos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SGC #20 - "E se?" Uma reflexão com o exemplo de Professor Girafales e Dona Florinda.

- Que milagre o senhor por aqui! (Dona Florinda / DF) - Vim lhe trazer este humilde presente. (Professor Girafales / PG) - Muito obrigada! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café? (DF) - Não será muito incômodo? (PG) - Mas é claro que não, queira entrar! (DF) - Depois da senhora. (PG) Não uma, nem duas, muito menos três mas centenas de vezes este diálogo mencionado anteriormente se repetiu, era óbvio o interesse que um tinha no outro, entretanto nenhum dos dois tomava iniciativa, ficando sempre na mesmice de sempre, uma enrolação sem fim, de forma parecida agem muitos indivíduos no mundo real, inclusive dentro da Igreja. Algo que ocorre é que muitas pessoas se acostumam à uma zona de conforto e por conta disto não tentam coisas diferentes, e assim permanecem sempre no mesmo diálogo sem nunca avançar além disto, e assim perdem a oportunidade de conquistar algo mais, estas pessoas pensam “e se piorar?” “e se eu perder o que eu já tenho?” e outros pensam...

SGC #137 - Não, você não consegue ficar invisível, reflexão baseada no exemplo do Drax

Drax, O destruidor é um dos membros dos Guardiões da Galáxia, apesar de sua história trágica ( esposa e filha assassinadas ), ele é um dos principais "alívios cômicos" dos filmes em que aparece, Drax não faz isto de maneira proposital, e talvez seja isto que torne os momentos ainda mais engraçados, eu sei que este “humor” não agrada a todos, mas ainda sim, sei que o personagem já caiu nas “graças” de muita gente por conta disto, e existe um momento do Filme Vingadores Guerra Infinita, que eu achei bem engraçado e que pode acabar servindo para fazermos uma reflexão, acredito que mesmo que você não tenha gostado, se você viu o filme, você provavelmente se lembra dele… Peter Quill e Gamora estão tendo uma conversa bem séria na Nave dos Guardiões da Galáxia, e eis que eles percebem ao fundo Drax, e então Quill questiona “há quanto tempo está parado aí?”, e recebe a resposta “Uma hora”, por uma hora Drax estava lá parado observando tudo que acontecia, e o momento se to...

A Graça e a Cultura Pop #0007 - Amar as invenções dos "trouxas", não necessariamente significa ser um trouxa, uma reflexão com o exemplo de Athur Weasley

Introdução : Harry Potter traz um mundo fantástico aonde existe o mundo humano, conhecido como “mundo Trouxa”, sim, eles chamam os seres humanos sem habilidades especiais de trouxas, e o “mundo bruxo”, que traz não somente os bruxos (indivíduos capazes de usar magia), como também diversos outros seres da fantasia como gigantes, centauros, elfos, dragões entre outros. No mundo bruxo existem algumas famílias, como é o caso dos Weasley, a família de Ron um dos protagonistas da série, uma família que originalmente era “puro-sangue”, que é como eram chamadas famílias formadas exclusivamente por bruxos, entretanto nem quando era assim eles tinham preconceito com os trouxas, e isto é ainda mais nítido agora, quando na geração atual, posterior aos eventos dos oito filmes, a família deixou de ser formada somente por bruxos. Quem é Arthur Weasley ? Arthur Weasley é o patriarca da família Weasley apresentada para nós nos oitos filmes da franquia Harry Potter, em seu casamento com Molly, eles tive...